Terça-Feira 28/10/2025 08:15

Audiência na Câmara debaterá Enersul e redução de energia

Estado - Energia - Tarifas de Energia

Imagem: correiodoestado.com.br

O futuro da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul), sob intervenção, e a organização de um amplo movimento para defender o objetivo da presidenta Dilma Roussef de reduzir as tarifas de energia por meio da Medida Provisória 597, são os principais motivadores de audiência pública a ser convocada pela Câmara Municipal de Campo Grande por iniciativa do vereador Alex (PT). Nesta quarta-feira, 5, Alex esteve com Jerson Kelman, designado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) interventor da Enersul. Ambos trataram da necessidade de uma audiência pública para debater a conjuntura da empresa e os interesses dos consumidores diante das medidas locais e nacionais, como a solução dos problemas específicos da concessionária e os impactos da política tarifária a ser adotada.

Privatizada em 1997, a Enersul já teve dois grupos controladores. Assumida pela Rede Energia em 2008, passa por dificuldades e entrou no “pacote” das concessionárias atingidas pela Medida Provisória 577, aprovada pela Câmara dos Deputados e que autoriza a Aneel a intervir em distribuidoras com dificuldades de manter o serviço. Esse é um dos itens significativos para discutir na audiência, avisa Alex. “Após a intervenção, de que forma será a gestão da Enersul: fechada como até hoje ou com presença da sociedade? A sociedade continuará de fora sem saber o que acontece com um serviço que interfere 24 horas na sua vida? A Enersul vai praticar a política de redução tarifária, vai aplicar a tarifa social? Tudo isso precisa de respostas concretas”, cobra o vereador.

Alex observa que a MP 577 institui regras para a prestação temporária do serviço pela União, em caso de caducidade da concessão ou de extinção por falência e trata dos processos de intervenção em concessionárias do setor. Além disso, existe a previsão de suporte financeiro emergencial da União para que a prestação do serviço não seja interrompido. O prazo de intervenção da Aneel é de um ano, com prorrogação máxima por mais dois anos.

Segundo Alex, é imprescindível a participação da sociedade em todo o processo envolvendo a Enersul. “Estamos diante de um serviço único e essencial ao bem-estar da população. O controle social é determinante para garantir o direito fundamental de acesso do povo a um direito essencial”, argumenta. “E não podemos ignorar que a Enersul passa por séria crise, que está em vias de ser negociada mais uma vez e que desde a sua privatização não conseguiu consolidar seu papel social de maneira consistente, ampla e duradoura”.

PREPARAÇÃO – Para preparar a audiência e definir a data de sua realização, Alex reunirá no Plenarinho da Câmara na próxima segunda-feira, 10, a partir das 18h, representantes dos consumidores de todas as categorias - como os usuários residenciais e industriais -, associações comunitárias, entidades de classe laborais e patronais, Comissão Permanente do Consumidor Ministério Público, federações da indústria e do comércio, entre outras organizações da sociedade. “Vamos definir conjuntamente a pauta da audiência. De antemão, esse debate traz, em primeiro plano, a imperiosidade da presença da sociedade na gestão da empresa, a afirmação da justiça tarifária com a MP 597 e a aplicação da tarifa social”.

De acordo com o vereador, a população deve estar mobilizada para que a redução tarifaria anunciada por Dilma Roussef não seja inviabilizada. “A política econômica da presidenta já criou uma conjuntura que viabiliza a baixa das tarifas de energia re a aplicação da tarifa social. Há setores que, por ganância ou oposicionismo, tentam barrar mais esse avanço inclusivo do governo federal. É preciso que a sociedade resista e se mobilize. Se for o caso, vamos criar aqui um comitê de apoio à MP 597. E na audiência queremos, inclusive, por em debate a cobertura da tarifa social que a Enersul é obrigada a oferecer às famílias beneficiárias do programa Brasil Sem Miséria, lançado em junho de 2011 pela presidenta Dilma”.
 

msnoticias.com/KF

tarifas de energia, audiência pública, empresa, consumidores, política tarifária

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens