Terça-Feira 28/10/2025 03:07

Palestras da ExpoCidades abordam improbidade, relação com TCE e Lei Geral

Estado - Eventos - ExpoCidades

Foto: jovemsulnews.com.br

As palestras realizadas no 1º dia da ExpoCidades – Congresso para o Desenvolvimento dos Municípios, promovida pela Fiems, Famasul, Fecomércio-MS, Sebrae/MS e Assomasul, abordaram improbidade administrativa, relação dos prefeitos com o TCE e Lei Geral.

“É preciso atuar em parceria com o jurisdicionado. Isso só representa ganhos, pois o Tribunal de Contas não é aquele que quer punir e sim uma porta aberta para os prefeitos, secretários e vereadores”, declarou o assessor jurídico do gabinete do conselheiro Ronaldo Chadid,Tércio Waldir de Albuquerque, na palestra “O TCE/MS e sua relação com os jurisdicionados municipais”.

Na ocasião, ele também lembrou a importância dos municípios realizarem um controle interno, ressaltando que se trata de uma exigência constitucional.

“Conforme o artigo 74, os poderes legislativos, executivo e judiciário manterão, de forma integrada, o sistema de controle interno”, disse, justificando que tal prática deve ocorrer para “apoiar o externo no exercício de sua missão constitucional”, conforme o texto do inciso IV.

“É importante lembrarmos que estamos falando que a exigência de controle interno é uma determinação e não uma opção, além disso, é preciso haver sintonia entre ambas as formas de controle”, disse Tércio de Albuquerque.

Para o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Unirio Rolim, os atuais prefeitos precisam entender que o Tribunal de Contas é, também, um órgão de orientação.

“Ele não é um órgão repressivo, precisamos nos aproximar para evitar problemas. Hoje pudemos esclarecer muitas dúvidas com relação à atuação do órgão”, declarou.

Lei Geral

A implementação da Lei Geral 123/2006 foi o assunto da palestra da consultora do Sebrae, Gabriela Isla Vilar, que durante a ExpoCidades falou sobre os resultados obtidos por meio de levantamento realizado em 30 municípios de Mato Grosso do Sul.

Segundo ela, do total de 79 municípios do Estado, em 63 a Lei existe, mas ainda não saiu do papel, deste total 30, foram pesquisados.

Ela explicou que alguns critérios são avaliados para considerar se a lei saiu ou não do papel. “Entre eles está o uso do Poder de Compra, desburocratização, empreendedor individual e agente de desenvolvimento. São 58 variáveis com respostas sim ou não, com base nas respostas chega-se a uma média e os municípios que recebem a média 5.7 são considerados como aqueles nos quais a lei saiu do papel”, detalhou. Gabriela Vilar lembrou ainda que do total de municípios pesquisados, 17 obtiveram média acima de 5.7.

Para o prefeito de Inocência, Antonio Angelo Garcia dos Santos, a implementação da Lei Geral faz toda a diferença para o município. Ele contou que em Inocência a lei foi implementada em 2011 e trouxe melhorias para o comércio.

“Inocência é uma cidade calma, mas está em rápido desenvolvimento, percebemos que com a implementação da lei ganhamos muito principalmente com melhoria no atendimento”, disse.

Improbidade

A titular da 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, a promotora Cristiane Mourão Leal Santos falou sobre improbidade administrativa, abordando os princípios da administração pública com base no artigo 37 da Constituição Federal e por fim falou da lei específica.

“É importante que os prefeitos eleitos tenham em mente todos os princípios da administração pública e, além disso, tenham também uma boa assessoria jurídica”, disse.

Ela também ressaltou o quanto é importante formar uma equipe de transição para que comecem bem um bom mandato. “Entendendo bem essas questões partimos para a lei da improbidade apontando quem pode ser punido e quais as penalidades podem ser aplicadas”, declarou.

O prefeito de Antônio João, Selso Losano, ressaltou a importância da palestra para orientar os gestores. “A palestra dela foi esclarecedora em todos os aspectos, principalmente com relação á publicidade dos atos”, disse.

Daniel Pedra/Redação Fiems/JE

palestras realizadas, Expocidades, Fiems, Famasul, Fecomércio-MS, Sebrae/MS

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens