STF anula multa do TCU a ex-integrante de reitoria da UFMS
Estado - Ações Judiciais - Multa Anulada
Foto: bonitonoticias.com.br
Por unanimidade, os ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anularam uma multa de R$ 3 mil aplicada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a S.L.M., que ocupou o cargo de pró-reitor de Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Ao aplicar a multa, o TCU responsabilizou S.L. por deficiência no mecanismo de controle da jornada de trabalho dos servidores médicos do hospital da universidade. A decisão da Segunda Turma ocorreu no Mandado de Segurança (MS) 30221.
De acordo com o TCU, o então pró-reitor não teria feito um controle efetivo da frequência dos médicos e da realização de plantões remunerados.
Na justificativa, o TCU sustentou que não é atribuição do pró-reitor o controle diário da assiduidade do cumprimento da jornada desses servidores, entretanto, é sua responsabilidade a eficiência dos mecanismos de controle de frequência.
A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, conduziu a votação pela concessão do Mandado de Segurança por entender que ele tem o “direito líquido e certo a ser julgado considerando não ser ele o responsável por essas irregularidades que foram apontadas, que ficariam restritas aos servidores do núcleo do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina” da UFMS.
De acordo com a ministra, ficou comprovado que o autor do MS cumpriu sua obrigação de implantar um formulário denominado “relatório mensal de ocorrências” para que as chefias registrassem fatos relacionados ao cumprimento de horário e plantões. “Parece que não houve a omissão alegada, menos ainda uma responsabilização subjetiva”, afirmou a relatora.
Josemil Arruda/MS Notícias/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












