Quarta-Feira 05/11/2025 06:15

Pelo Facebook, mulher reencontra filha desaparecida há 29 anos em MS

Estado - Geral - Reencontro Familiar

Foto: Jaqueline de Freitas

O réveillon vai ser especial para a sul-mato-grossense Jaqueline Aparecida de Freitas, 30 anos. Será o primeiro que irá passar com a mãe biológica, a aposentada Aparecida Barbosa, 65 anos.

As duas se reencontraram em novembro, depois de 29 anos de separação. A reaproximação foi possível depois de uma pesquisa feita pela família de Aparecida no Facebook.

Jaqueline nasceu em Dourados, a 225 km de Campo Grande e sabia que tinha sido adotada. A mãe de criação contava que ela foi deixada por uma amiga, que não tinha condições de criar a menina. Depois do aniversário de um ano, a família adotiva se mudou para a capital.

Aos 16 anos, Jaqueline começou a investigar, mas só tinha uma referência: “Cida, de São Paulo”. Tentou com vizinhos e amigos dos pais adotivos em Dourados, mas ninguém sabia de nada.

No dia 22 de julho deste ano foi surpreendida. “Um homem me adicionou no Facebook, disse que estava procurando a irmã biológica desaparecida. Depois falou que eu parecia com a mãe dele e que tinha certeza que nós éramos irmãos”, lembra Jaqueline. “Demorei para responder por medo de não ser verdade e mexer em um assunto tão delicado”.

Jaqueline respondeu, mas somente em novembro. No mesmo período, recebeu uma mensagem da mãe biológica. Ela já havia adicionado Aparecida na rede social, sem saber quem era.

Por mensagens, a idosa ficou sabendo que Jaqueline tinha sido adotada. Somente depois de algumas informações, resolveu se identificar.

A jovem viajou até Bauru (SP) no dia 15 de novembro e conheceu irmãos, tios e sobrinhos. “Eu tentava entender o porquê deles terem me deixado, e sem resposta, acabava julgando minha mãe. Mas estou muito feliz de ter encontrá-la, ver meus irmãos, saber o que aconteceu na época. Agora só quero recuperar o tempo perdido”.

A busca

Em Bauru, Aparecida nunca perdeu as esperanças de reencontrar a filha. Ela disse ao G1 que nunca teve a intenção de abandonar a menina, mas que tinha pedido para a amiga cuidar da criança até que ela tivesse condições financeiras.

Chegou a ir até Dourados, para a festa de um ano da filha. Depois disso, perdeu contato: a amiga havia se mudado e não deixou qualquer contato.

Aparecida disse ao G1 que sabia o nome e sobrenome da filha. Em 2010 resolveu comprar um notebook para acessar a internet e procurar Jaqueline.

Esta iniciativa partiu depois de várias tentativas frustadas de busca feita em emissoras de rádio e televisão. “Uma amiga minha conversando comigo falou que hoje estava muito fácil procurar as pessoas pela internet e eu acreditei que poderia dar certo”, lembra.

A idosa criou uma conta no Facebook somente este ano, com ajuda de uma sobrinha. Aparecida teve sorte porque a filha usou o nome completo para cadastrar um perfil na rede social, onde geralmente os usuários optam por usar apenas um dos sobrenomes.

Em junho, pediu para a neta de 14 anos buscar o nome de Jaqueline na rede social. “Quando eu vi a foto dela no Facebook, tive certeza que era a minha filha. Meu coração de mãe me disse isso”, disse. O contato inicial foi feito por Cícero Hora, filho de Aparecida.

A dona de casa faz planos mais concretos, além da comemoração de fim de ano. “Eu quero que ela venha morar comigo, minha casa já tem até um quarto disponível para ela; estamos de braços abertos”.

G1 MS/JE

réveillon, mãe biológica, anos de separação, reaproximação foi possível, Facebook

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens