Domingo 08/06/2025 13:12

Governo divulgará detalhes de encontros com empresas de Murdoch

Mundo - Política - Reino Unido

Ministros da coalizão do governo britânico, criticados por terem relações muito próximas com o escândalo da News Corp, do magnata Rupert Murdoch, enfrentarão novo escrutínio esta semana quando detalhes de seus encontros com os dirigentes da empresa forem publicados.

O executivo da News Corp James Murdoch, filho do dono do império de mídia, também está sob pressão por seu papel no escândalo de escutas telefônicas que atingiu as empresas de Murdoch e pode pôr em risco sua posição na corporação.

A polícia britânica está analisando um pedido do político oposicionista Tom Watson, do Partido Trabalhista, para investigar alegações de que James, de 38 anos, deu depoimento "equivocado" a um comitê parlamentar na semana passada.

Um outro deputado trabalhista, Chris Bryant, escreveu aos diretores independentes da News Corp pedindo que suspendam tanto James como o pai, de 80 anos, por falharem no exercício do controle apropriado da corporação.

O escândalo, que se concentra no tablóide News of the world, agora extinto, levou à renúncia de dirigentes do alto escalão da News Corp e também custou o emprego de duas autoridades policiais de Londres, depois de serem acusadas de muita proximidade com a empresa.

O primeiro-ministro, David Cameron, também enfrenta a pior crise em seus 15 meses no governo. Ele vem sendo criticado por ter contratado o ex-editor do News of the World Andy Coulson como seu chefe de comunicação.

O ministro das Finanças, George Osborne, seguiu os passos de Cameron nesta segunda-feira ao também lamentar a nomeação de Coulson, que deixou o cargo governamental em janeiro e foi preso no começo deste mês.

"Sabendo o que sabemos agora, nós lamentamos a decisão (de contratar Coulson) e também suspeito que Andy Coulson não assumiria o cargo sabendo o que ele sabe agora", disse Osborne a repórteres, depois de se encontrar com o titular da pasta de Finanças da Índia, Pranab Mukherjee.

O governo vai publicar detalhes das reuniões ministeriais com executivos da News Corp, numa tentativa de dissipar as alegações de que a empresa detinha influência indevida quando as autoridades do país decidiam sobre sua proposta de pagar 12 bilhões de dólares para assumir pleno controle da TV paga BSkyB.

"No que se refere às minhas reuniões com proprietários e editores de todos os jornais, nós vamos muito em breve publicar os detalhes de meus encontros e dos encontros de outros membros do governo", acrescentou Osborne. Cameron já deu detalhe de suas reuniões relacionadas à TV.

Portal Exame

Escândalos, Governo, News Corp., Reino Unido, Rupert Murdoch

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens