Quarta-Feira 08/10/2025 11:16

Seminário avalia resultados da rede pró-centro-oeste

Estado - Ciência e Tecnologia - Desenvolvimento de Projetos Inovadores

Imagem: jornalbrasil.com.br

No primeiro Seminário de Acompanhamento e Avaliação da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Pró-Centro-Oeste) que termina nesta quinta-feira (8), no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia os coordenadores regionais avaliam os resultados das experiências de desenvolvimento de projetos inovadores, inseridos nas três linhas de pesquisa: de ciência, tecnologia e inovação para a sustentabilidade; bioeconomia e conservação dos recursos naturais, e desenvolvimento de produtos, processos e serviços biotecnológicos.

A avaliação está sendo realizada pelo coordenador geral de Gestão de Ecossistemas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Reinaldo Lourival; pela representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do MCTI, Margareth Carvalho; pela representante do Comitê Científico da Rede Pró-Centro-Oeste, Maria Rita Marques; e pelo secretário executivo da Rede Pró-Centro-Oeste, Ruy Caldas. Também participam do evento os consultores independentes, Irineu Bianchini, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Wesley Godoy, da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o edital nº 31/2010, a Pró-Centro-Oeste conta com recursos de R$ 48 milhões, sob a forma de repasses do MCTI; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e das fundações de amparo à pesquisa de Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que integram a rede. Ao todo, foram aceitos 131 projetos, que contam com a participação de 600 alunos e de 550 pesquisadores.

Pioneirismo

Segundo Ruy Caldas, o Distrito Federal deverá ser pioneiro na implantação - prevista para 2014 - de um polo de biotecnologia no parque tecnológico da UnB, que contará com recursos de aproximadamente de R$ 10 milhões, provenientes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do Ministério da Educação (Reuni/MEC). A Universidade Federal de Goiás (UFG) pretende desenvolver projeto semelhante, que será seguido pelos demais estados da região.

O secretário executivo da Rede Pró-Centro-Oeste citou o exemplo bem sucedido do projeto de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Mato Grosso do Sul (Embrapa/MS), que identificou e desenvolveu uma nova variedade de pastagem mais resistente (brachiara marandu), para emprego na atividade pecuária. A espécie apresenta maior resistência à seca e produtividade ate 25% maior do que a comum, comparou.

A pesquisadora associada da UnB e diretora do curso de Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Maria Sueli Felipe, admitiu que a demora no repasse de recursos pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) contribuiu para atrassar o andamento das pesquisas, ao contrário das fundações em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que não apresentaram esse problema.

Sobre a rede

Instituída pela portaria interministerial nº 1.038/2009, a Pró-Centro-Oeste visa fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento para o desenvolvimento sustentável dos biomas do Cerrado e do Pantanal, voltado à criação de bioprodutos e bioprocessos nas áreas de saúde, agropecuária, industrial e ambiental. Ela é formada pelas instituições de ensino e pesquisa dos quatro estados da região e suas respectivas secretarias de ciência e tecnologia e fundações de amparo à pesquisa. O prazo de duração da rede, de cinco anos, poderá ser renovado pelo MCTI, desde que sejam observados indicadores apontados por uma comissão independente de avaliação.

melhorcelular.org/KF

desenvolvimento de projetos inovadores, ciência, tecnologia, inovação, sustentabilidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens