Quarta-Feira 24/09/2025 22:09

Após o Nordeste, material paradidático retorna a MS

Estado - Educação e Cultura - História e Cultura Indígena

Imagem: escolamonsaguiar.blogspot.com

Depois de ser apresentada nas cidades de Porto de Galinhas (PE), Natal (RN) e João Pessoa (PB), além de Campo Grande, a Coleção “Outras histórias... Culturas Afro-brasileiras e Indígenas” retorna a Mato Grosso do Sul. Agora é a vez de Três Lagoas conhecer o material, cidade natal da coordenadora dos livros, Lucimar Rosa Dias, na próxima quinta, dia 8, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a partir das 19 horas.

A coleção vem de encontro ao que prevê a Lei 11.645, de março de 2008, que obriga as escolas a repassarem aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio o ensino de História e Cultura Indígena com intuito de promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro.

No entanto, mesmo sendo obrigatório, o ensino de história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas ainda não apresenta perspectivas que se diferem dos ensinamentos que têm como base a colonização europeia. E é este o intuito deste material que já começou a despertar o interesse dos professores por onde passa.

Segundo Lucimar Rosa Dias a receptividade dos nordestinos em relação ao conteúdo da coleção foi bem positiva, principalmente pela originalidade. “O livro foi muito bem recebido nas três cidades, até mesmo a ilustração foi elogiada. Vários professores me abordaram dizendo que esta coleção é original, pois ainda não existe uma coletânea dirigida para esta faixa etária do ensino fundamental”, completou Lucimar Dias.

Outro detalhe lembrado pela professora foi o comentário da doutora Florentina da Silva Souza, uma das organizadoras do material “Literatura Afro-Brasileira”, publicado pela Fundação Cultural Palmares. “A doutra fez questão de frisar que no Brasil ainda não existia nenhuma publicação que contemplasse ambos os conteúdos, principalmente voltado às crianças menores. Para mim foi uma satisfação ouvir isso de uma autoridade no assunto”, reforçou Lucimar.

Lucimar Rosa Dias é Doutora em Educação pela USP e professora da UFMS. Foi professora em redes públicas e privadas, pesquisa a formação de professores e métodos que tratam da diversidade racial e presta consultoria para o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades. Para o MEC, colabora ainda na criação de políticas que visam igualdade entre raças.

A coleção será apresentada durante o encerramento do VII Ciclo de Palestras, organizado pelo curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, no dia 8 de novembro, a partir das 19 horas.

Sobre a Coleção

Composta por cinco livros, a Coleção “Outras histórias... Culturas Afro-brasileiras e Indígenas” remete a uma perspectiva positiva da presença negra e indígena no Brasil. Rico em ilustrações e textos de curiosidades, o livro transmite a história nacional ampliando a noção de cultura afro-brasileira e indígena. As informações permitem os alunos a refletirem sobre as desigualdades sociais étnico-raciais vividas por esses grupos, bem como as formas de lutas e resistências empreendidas por eles na garantia de seus direitos. Mais informações sobre como adquirir a Coleção podem ser encontradas no site: www.editoraalvorada.com.br.

msnoticias.com/KF

história e cultura indígena, afro-brasileira, ensinamentos, ensino fundamental

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,389
Euro 6,322
Franco suíço 6,770
Yuan 0,757
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens