Quarta-Feira 24/09/2025 22:09

Consultor descarta possibilidade de faltar combustíveis no final do ano no MS

Estado - Combustível - Consumo de Combustíveis

Imagem: midiamax.com

O Sinpetro/MS (Sindicato dos Revendedores de Combustíveis) avalia que está praticamente descartada a possibilidade de faltar combustível no final deste ano no Mato Grosso do Sul, devido ao plano de emergência traçado pelo governo federal para evitar o desabastecimento ou atenuá-lo em algumas regiões do País. O plano envolve a ampliação da capacidade de transporte e de armazenamento.

De acordo com o consultor da entidade – Edson Iazaroto, o Ministério de Minas e Energia reforçou a distribuição para regiões que já foram afetadas pelo problema e não trabalha com a possibilidade de escassez do produto.

“Mesmo com o consumo recorde a frota para o transporte do produto já foi ampliada para que esse problema não volte a acontecer.”, destaca o consultor.

Este ano, o consumo de combustíveis ultrapassará a marca de 30 bilhões de litros, um recorde do setor. Atualmente, o país importa mais de dois bilhões de litros para atender a demanda interna.

Nas últimas semanas, a presidente da Petrobrás - Maria das Graças Silva Foster, sinalizou com a possibilidade de aumento no preço dos combustíveis até o final de dezembro.

A presidente ressaltou que quando ocorre uma defasagem se cria uma expectativa de reajuste de preço, a fim de colocar os valores praticados em equilíbrio com a cotação nacional. O último reajuste aconteceu em julho.

Para Edson, caso o aumento ocorra, não será pela possibilidade de falta do produto. “A remota possibilidade de faltar combustíveis não justificaria um aumento nos preços. O empresário não pode se aproveitar de uma situação emergencial para aumentar o preço dos combustíveis.”, avalia.

Estudo

Caso o país volte a passar pelo problema de falta de combustíveis, as regiões mais atingidas podem ser a Norte, Nordeste, Centro-Oeste, além de Minas e Rio Grande do Sul, devido ao consumo recorde de gasolina, à falta de capacidade interna de produção e a problemas de infraestrutura de armazenagem e distribuição.

Um estudo feito pelo Grupo de Economia de Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro aponta que em cinco anos o país terá de importar quase 20% da gasolina que consome. O estudo trata ainda que em 2017, o volume de gasolina trazido do exterior praticamente dobrará em relação a 2012, chegando a sete bilhões de litros.

midiamax.com/KF

consumo de combustíveis, preço dos combustíveis, plano de emergência, produto

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,389
Euro 6,322
Franco suíço 6,770
Yuan 0,757
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens