Domingo 02/11/2025 16:02

MPF/MS: Comunidades centenárias no Pantanal recebem primeiro telefone público

Estado - Geral - Direito à Comunicação

Imagem: prms.mpf.gov

Ribeirinhos de regiões afastadas do Pantanal de Mato Grosso do Sul agora têm assegurado o direito à comunicação. Pela primeira vez, as comunidades do Paraguai-Mirim e da Barra do São Lourenço (a 130 e 240 km de Corumbá/MS, respectivamente) terão telefone público - serviço considerado essencial. Os aparelhos foram instalados na última semana e resultam de ação judicial ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Para a instituição, os orelhões são uma conquista. “Muitos poderiam avaliar a instalação de orelhões como um pequeno avanço, mas para as comunidades pantaneiras trata-se de uma grande conquista. Além do direito de falar à distância, a qualquer tempo, o telefone público representa a garantia de inserção social, de vida e de autonomia”.

Em 2010, visita do MPF à região identificou como prioridade dos moradores o acesso à comunicação. Isolados, para fazer qualquer ligação ou pedir socorro, eles precisavam percorrer uma distância de 50 km até ao orelhão mais próximo. O trajeto só era possível pelo Rio Paraguai e, a remo - principal meio de transporte da população ribeirinha -, eram necessárias 20 horas.

Barreiras

Técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram - ainda em 2010 e a pedido do MPF - vistoria nas comunidades para verificar os critérios de instalação dos telefones públicos. A fiscalização, feita em período de estiagem, teve conclusão desfavorável aos ribeirinhos. Para a agência, as comunidades não poderiam ser classificadas como “localidades”, pois suas casas possuíam distâncias maiores que a definida em regulamento da Anatel.

De acordo com orientações do Plano Geral de Metas para Universalização (PGMU) do Serviço Telefônico Fixo Comutado, do governo federal, orelhões devem ser instalados em todas as localidades com mais de 100 habitantes e com casas afastadas a, no máximo, 50 metros. As comunidades Paraguai-Mirim e Barra do São Lourenço possuem, respectivamente, 367 e 244 habitantes, mas a dinâmica das enchentes no Pantanal faz com que, no período de seca, as distâncias das casas superem a máxima estabelecida.

O MPF encaminhou, então, Recomendação à Anatel para readaptação dos critérios de avaliação, considerando as peculiaridades da região pantaneira. Porém, a agência, mais uma vez, manteve o posicionamento de não instalar os orelhões, enfatizando a não existência de regulamentação sobre o assunto, o que tornaria inexigível a instalação.

Ação judicial como única saída

Para solucionar a situação e garantir o direito dos ribeirinhos, o Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública na Justiça Federal de Corumbá. Na ação, o órgão ministerial enfatizou que, além da possibilidade de preencher os requisitos objetivos adotados pela Anatel (número de habitantes e continuidade urbana) nos períodos de cheia, as comunidades do Paraguai-Mirim e da Barra do São Lourenço também são consideradas tradicionais e possuem, ainda, escolas rurais - outros dois critérios determinados em lei para a obrigatoriedade de instalação de telefônico público.

Em julho deste ano, a Justiça Federal acatou liminarmente o pedido do MPF e determinou a instalação dos orelhões. Segundo a decisão judicial, “não se pode amesquinhar direitos sob a assertiva de ausência de regulamentação”.

prms.mpf.gov/KF

direito à comunicação, regiões afastadas, instalação de orelhões, ribeirinhos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,682
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens