Domingo 02/11/2025 09:10

Fiems e Fecomércio vão lançar programa de inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Estado - Mercado de Trabalho - Inclusão de Deficientes

Foto: fiems.org.br

O Programa será apresentado durante o “1º Seminário Empresa Inclusiva – Uma realidade Possível, Conhecer e Incluir”

Durante o 1º Seminário Empresa Inclusiva – Uma Realidade Possível, Conhecer e Incluir, que será realizado nesta segunda-feira (29/10), das 8 às 17 horas, no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o presidente da Fecomércio, Edison Araújo, vão lançar o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Atualmente, segundo dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul tem 525.979 habitantes com algum tipo de deficiência visual, auditiva, motora ou mental, o que representa 21,47% do total de 2 449.024 habitantes do Estado.

A maioria, ou seja, 409.581 pessoas, é composta por pessoas com deficiência visual, enquanto 150.190 pessoas têm algum tipo de deficiência motora, 107.610 habitantes apresentam deficiência auditiva e 32.488 pessoas são deficientes mentais, lembrando que uma pessoa pode apresentar mais de um tipo de deficiência e por isso os números estratificados são diferente do total geral de 525.979 habitantes com deficiência.

Apenas em Campo Grande, do total de 786.797 habitantes, 21,6%, ou 170.453 pessoas, têm algum tipo de deficiência, dos quais 130.335 são deficientes visuais, 50.247 são deficientes motores, 33.632 são deficientes auditivos e 10.179 são deficientes mentais.

Além disso, do total de 1.180.477 pessoas empregadas em Mato Grosso do Sul, ainda conforme o Censo 2010 do IBGE, 257.073 delas têm algum tipo de deficiência, o que representa 21,78%.

Na comparação com o total de habitantes com deficiência no Estado (525.979 pessoas), a metade ou 50,3% já está ocupada, restando fora do mercado de trabalho 254.457 pessoas com algum tipo de deficiência. Para contribuir com a contratação desses trabalhadores, o Sesi, o Senai, o Sesc e o Senac vão desenvolver o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

O Programa

No caso do Sesi, será prestado serviço de consultoria junto às empresas, assessorando na implantação e prática dos preceitos da responsabilidade social empresarial por meio da valorização da diversidade e promoção da inclusão, enquanto o Senai, por meio do PSAI (Programa Senai de Ações Inclusivas), vai desenvolver ações de qualificação profissional voltadas para as pessoas com deficiência.

“O objetivo do Sesi será promover a contratação da competência, não da deficiência, valorizando o verdadeiro sentido da palavra incluir. Não significa apenas contratar a pessoa com deficiência, mas oferecer possibilidades para que elas possam desenvolver seu potencial, permanecendo e crescendo profissionalmente no local de trabalho”, detalhou o superintendente do Sesi, Michael Gorski.

Já o gerente de educação do Senai, Marcos Costa, reforça que a entidade também vai auxiliar na divulgação do Programa junto às empresas, informando a relação de cursos ofertados para formação da pessoa com deficiência na modalidade de aprendizagem industrial. “O Senai vai qualificar essas pessoas nos cursos alinhados com as necessidades das indústrias”, pontuou.

O Seminário

O 1º Seminário Empresa Inclusiva – Uma Realidade Possível, Conhecer e Incluir é uma realização da Fiems, por meio do Sesi e Senai, do Ministério do Trabalho, por meio da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Funsat (Fundação Social do Trabalho), e da Fecomércio, por meio do Senac, para a assinatura do pacto de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O objetivo do encontro é promover a reflexão e conhecimento mais amplo sobre as especificidades e peculiaridades do trabalhador com deficiência nas ocupações formais dos setores da indústria, do comércio e de serviços.

A programação do evento inclui a palestra “As Transformações do Mundo do Trabalho para as Pessoas comm Deficiência nos Ambientes Corporativos”, com o desembargador do trabalho Nerey Azambuja.

Ainda durante o Seminário serão apresentadas as especificidades dos trabalhadores com Síndrome de Down (Sociedade Educacional Juliano Varela), com deficiência intelectual (Cedeg/Apae), com deficiência física, distúrbio neuromotor e paralisia cerebral (Associação Pestalozzi), com deficiência auditiva (Ceada) e com deficiência visual e baixa visão (Ismac).

Além disso, também será apresentada a ferramenta IMO (Intermediação de Mão de Obra) pela representante da Funsat, Eliene Rodrigues de Souza.

Redação/Pantanal News/JE

1º Seminário Empresa Inclusiva, realidade possível, conhecer e incluir, auditório

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens