Terça-Feira 28/10/2025 18:06

Complexo Sanitário Binacional tem parceria do Imasul e do governo federal

Estado - Ecologia e Meio Ambiente - Complexos Sanitários

Foto: Edemir Rodrigues

Uma iniciativa pioneira no sul do Estado está concretizando a construção de um Complexo Sanitário Binacional, unindo as cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (Paraguai). É um modelo inédito na região de fronteira no Brasil.

O empreendimento, orçado em R$ 5 milhões, tem como parceiros o governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), governo federal, prefeituras municipais e governo do Paraguai.

Acordos entre os dois países, Brasil e Paraguai, estão viabilizando a escolha da área e os procedimentos para o licenciamento ambiental. O complexo sanitário será um local para destinação final e adequada de resíduos sólidos.

Em Mato Grosso do Sul, 69 dos 78 municípios já possuem projetos para construção de aterros sanitários, alguns deles consorciados, dentro das exigências do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, em atenção à Lei nº 11.447/2007. O plano vem sendo construído pelo Imasul em parceria com as prefeituras, seguindo as normas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Consórcios

A adesão e o incentivo aos municípios para a elaboração de consócios intermunicipais para construção de aterros tem sido uma das metas do governo do Estado, por intermédio da Semac e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Para o Imasul, a criação de consórcios é uma boa alternativa, pois garante menor custo de implantação dos aterros, além de ser uma medida mais eficiente.

Além dos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Aquidauana, que têm aterros individuais, estão previstos aterros consorciados, inicialmente: um para as cidades de Corumbá e Ladário; um para Camapuã, Bandeirantes e São Gabriel do Oeste; um para Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes e Sonora e mais um para Alcinópolis, Figueirão e Costa Rica, abrangendo a região da Bacia do Taquari.

Outros três aterros poderão ser instalados de forma consorciada para as cidades do Conesul: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Japorã, Itaquiraí, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, assim que for elaborado o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do Consórcio Conisul, já com recursos assegurados. Mais um aterro, obtido por iniciativa do Consórcio Intermunicipal para a Gestão Integradas das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema), já em fase de licenciamento, atenderá as cidades do Consórcio: Jardim, Guia Lopes, Nioaque, Bela Vista e Bonito.

O órgão responsável para autorizar a implantação dos aterros é o Imasul, que emite as licenças ambientais para que os municípios procedam à instalação dos aterros sanitários. “O Imasul é parceiro dos municípios e apoia a elaboração de consórcios. O Plano Estadual de Resíduos Sólidos, com recursos assegurados, é quem vai determinar a regionalização que será adotada pelo Estado para a Gestão de Resíduos Sólidos e considerará, certamente, os consórcios que já estiverem estabelecidos com esta finalidade”, afirma Lorivaldo de Paula, gerente de desenvolvimento do Imasul.


Noticias MS / M.V

MS, Ecologia, Meio Ambiente, Brasil, Complexos Sanitários

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens