Justiça manda Google tirar do ar novo vídeo contra candidato de MS
Estado - Ações Judiciais - YouTube
Imagem: paraiba.com.br
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul determinou que o Google Brasil tirasse do ar um vídeo postado no site YouTube em que o candidato a prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), aparece em uma suposta negociação ilícita de apoio na campanha.
O G1 tentou acessar a publicação nesta sexta-feira (26), mas o material estava indisponível. Porém, o mesmo vídeo aparece publicado em outras contas do site.
A decisão do juiz Alexandre Corrêa Leite, da 53ª Zona Eleitoral de Campo Grande, foi expedida na quarta-feira (24) e atende a pedido do candidato. Segundo o magistrado, “o vídeo possui claros indícios de edição maliciosa, com descompasso entre áudio e vídeo e inclusão de imagens e falas não originais”.
A defesa de Bernal alegou que o material, divulgado na última segunda-feira (22), é de “propaganda ilícita” e passou por montagens e edição. Ao protocolar o pedido de retirada, o candidato anexou um laudo do Instituto de Perícias Científicas, afirmando que o vídeo foi “editado, não havendo sequência lógica e natural para as interlocuções”.
O juiz tinha dado prazo de 24 horas para o Google retirar a publicação do ar e fixou multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento. Além disso, determinou que a empresa fornecesse dados cadastrais do usuário que publicou o vídeo em até cinco dias e proibiu o uso do material em propaganda eleitoral do adversário.
Ao G1, a assessoria do Google informou que a empresa não comenta casos específicos. “O YouTube possui políticas claras sobre remoção de conteúdo”, de acordo com o comunicado.
g1.globo.com/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão