Bonito: Congresso aborda água como indutor do desenvolvimento
Eventos - Congresso de Águas Subterrâneas
Foto: abas.org.br
O que há em comum entre a água da garrafinha, a dos famosos passeios de Bonito, a que irriga as plantações, a que abastece os canteiros de obras na cidade e as indústrias mais distantes? A resposta está bem embaixo dos nossos pés! É água subterrânea. E, ao contrário do que se pensa, é bem mais visível que imaginávamos, presente nas nossas vidas de diferentes formas, e atuando como um grande indutor de desenvolvimento.
Este é o grande tema do XVII Congresso de Águas Subterrâneas (CABAS), realizado pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), que será sediado na cidade de Bonito, entre os dias 23 e 26 de outubro, reunindo pela primeira vez em Mato Grosso do Sul as maiores autoridades científicas e empresariais do País que pesquisam este assunto. Não por acaso, Bonito foi escolhida para sediar o evento por ser um lugar que tem na água subterrânea sua vocação econômica e ambiental.
O evento será palco de importantes discussões, entre elas, a gestão do Aquifero Guarani que passa por oito Estados brasileiros e quatro países, a restrição de água subterrânea, saneamento ambiental, além de legislação e investimentos no setor.
“O tema água é ainda de difícil compreensão. Como podemos afirmar que existe crise se o que se enxerga é a abundância? Técnicos, pesquisadores e grandes usuários sabem a realidade, o foco é conscientizar a sociedade. Precisamos agora que se apropriem do conhecimento gerado e tornem-se agentes promotores de uma gestão mais eficiente de nossos recursos hídricos. O tempo de resposta do Poder Público precisará mudar urgentemente. Equivocado se isso for compreendido como custo, na realidade é o melhor investimento que pode ser feito, afinal sem água não há vida”, resume a essência do evento, o organizador do CABAS, Rodrigo Cordeiro.
O CABAS também realiza simultaneamente outros dois evento, a sétima Feira Nacional de Água – FENAGUA, que congrega expositores de todo o País apresentando as novidades em equipamentos e projetos que envolvem a água.
Hoje o Brasil é referência em tecnologia e inovação no processo de perfuração de poços e captação de água. O terceiro evento é o XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços, que juntos devem reunir mais de 800 pessoas de todo o Brasil e exterior.
Confira o resumo dos principais assuntos que serão apresentados no CABAS:
A Água Subterrânea no Desenvolvimento Sócio-Econômico Brasileiro (conferencia Magna)
Restrições de Uso das Águas Subterrâneas: É a Solução ? A restrição de uso de águas subterrâneas não seria a admissão da incapacidade de corrigirmos situações de conflito? Por que as leis insistem em proibir o uso do principal recurso de água doce disponível? Nosso conhecimento deve oferecer saídas para isso.
Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos - Como será o Amanhã ?
Promulgada a Lei das Águas, criada a ANA, instituído o CNRH e Câmaras Técnicas, o setor de recursos hídricos continua pedindo que a gestão evolua em consonância com a aceleração econômica. Nesta MR discutiremos o papel dos atores, as políticas, os entraves, as fragilidades institucionais e a implementação de instrumentos de gestão para tentar identificar: Como será o amanhã ?
Saneamento Ambiental: O que Falta para Passar de Planos em Anos Eleitorais para um Plano de Governo. Pouco fotogênico, o saneamento ambiental (água, esgoto e lixo) é sempre lembrado com grandes planos em anos eleitorais mas rapidamente esquecidos depois de 1 de janeiro. O que falta para se transformarem em ações que melhorem a vida dos cidadãos?
O Estado como Indutor do Manejo dos Recursos Hídricos Subterrâneos. O estado dispõe de todas as ferramentas para a gestão do uso do solo e das águas subterrâneas? Caso afirmativo, estas ferramentas estão sendo utilizadas de forma apropriada? Quais os resultados práticos dessa gestão?
Aquiferos Transfronteiriços: Gestão e Uso da Água . Não basta produzir estudos e relatórios, o desafio é colocá-los em prática, regulando e estimulando o uso em prol do desenvolvimento dos estados que dividem as águas de um AquÍfero. Como melhorar essa relação ? Como implementar os resultados dos estudos ? Qual a resposta dos Governos locais ?
Valor Econômico da Água. O Brasil possui reservas hídricas subterrâneas que podem ser consideradas praticamente infinitas. Qual o valor da água como um bem mineral? Como incluir isso em nosso PIB?
Mato Grosso do Sul também será pauta no evento, confira:
· A gestão de recursos hídricos de Mato Grosso do Sul
Larissa Fernanda de Almeida; Synara Olendzky Broch; Teodorico Alves Sobrinho.
· Contaminação de Aquífero freático por necrochorume em Bonito/MS
Giancarlo Lastoria; Núbia Gonçalves da Paixão Enetério; Sandra Garcia Gabas; Aline Assunção Souza.
· Perfil de poços perfurados na região de Bonito-MS
Celina Aparecida Dias; Dirce Martins de Oliveira; Bruno Gonçalves Lopes; Teodorico Alves Sobrinho.
· Análise da vulnerabilidade em Aquífero livre na região de São Gabriel do Oeste –MS
Tiago Henrique Lima dos Santos; Ciomara de Souza Miranda; Giancarlo Lastoria; Sandra Garcia Gabas; Amaury de Souza.
SERVIÇO:
XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas
XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços
VII FENÁGUA – Feira Nacional da Água
¨ Data: 23 a 26 de outubro de 2012.
¨ Local: Centro de Convenções de Bonito (Rodovia MS 178, km 2).
¨ Informações http://www.abas.org/xviicongresso/
Josemil Arruda/MS Notícias/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito