Domingo 12/10/2025 10:42

Federais do MS terão que destinar vagas para cotas a partir do próximo ano letivo

Estado - Ação Social - Lei de Cotas

Foto: Eduardo Orácio

O Diário Oficial desta segunda-feira (15) publicou a regulamentação da Lei de Cotas nas universidades federais, determinando que a reserva de vagas para estudantes de escola pública, baixa renda, negros, pardos e índios comece a valer a partir do próximo vestibular. No Mato Grosso do Sul, as duas instituições federais já se mobilizam para se adequarem às normas.

De acordo com a coordenadora do Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Célia Regina do Carmo, a universidade possui um projeto para a instituição de cotas sociais e raciais, contudo a regulamentação da Lei não atrapalha o projeto.

“A criação do projeto de cotas para a UFMS se baseou nesta Lei e determina que a universidade possui quatro anos para se adequar, chegando aos 50% das vagas.”, explica. Ela comenta ainda que a proposta depende da decisão do conselho universitário, que irá avaliar a aplicabilidade do sistema e ainda não possui data para ser apresentada a reitoria.

O projeto elaborado pela comissão formada por técnicos, corpo docente e comunidade determina também, a inclusão de alunos que possuem algum tipo de deficiência no sistema de cotas.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul informou que 50% das vagas são destinadas a alunos egressos de escolas públicas e que possui até 2016 para se adequar a nova lei. A pró-reitoria de ensino já estuda a aplicação da lei para os próximos processos seletivos.

A UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) informou que, apesar de a regra não se aplicar à universidade - por ser estadual, possui uma política de cotas própria. Conforme a entidade, 10% das vagas são destinadas a índios e 20% a negros. Apesar de não possuir cotas sociais, a universidade informou que, conforme o último levantamento, 80% dos alunos são de escolas públicas.

Estudantes

A estudante de Biologia Lais Miranda, de 20 anos, revela ser a favor das cotas sociais, porém contra as cotas raciais. “Acaba sendo uma opção imediatista para consertar os erros da educação. Junto às cotas raciais deviam ser aprovadas também cotas para a comunidade LGBT, para quem sofre bullyng, entre outros.”.

Os estudantes de engenharia ambiental Willian Ribeiro (23) e Renan Melo (22), também se dizem contra as cotas raciais.

Conforme Willian, o governo deve proporcionar oportunidades iguais para todos os estudantes independente da raça.

Renan aponta que a Lei “é uma injustiça, pois acaba corrigindo um problema, mas criando outro.” Ele afirma ainda que as cotas deveriam se limitar a condição financeira do estudante.

Lei

Conforme a publicação as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação - MEC que ofertam vagas de educação superior reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica, desde que os estudantes possuam renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita; e proporção de vagas no mínimo igual à da soma de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação do local de oferta de vagas da instituição, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Se esses candidatos não preencherem todas as vagas disponíveis, as restantes serão ocupadas pelos demais alunos das escolas públicas.

Os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM poderão ser utilizados como critério de seleção para as vagas mencionadas neste artigo. De acordo com o texto aprovado, a política de cotas poderá ser revista após dez anos. A ideia é que o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), avaliem os resultados do modelo.

Eduardo Orácio/Mídia Max News/JE

Diário Oficial, regulamentação, Lei de Cotas, universidades federais, reserva de vagas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens