Terça-Feira 07/10/2025 15:17

Forças Armadas intensificam fiscalização na fronteira de Rondônia

Estado - Ações Policiais - Operação Ágata 6

Foto: G1

Desde segunda-feira (8), a operação das Forças Armadas Brasileiras, Ágata 6, tem intensificado a fiscalização nos 150 quilômetros de fronteira do estado de Rondônia.

Em Vilhena e região, extremo sul do estado, uma motocicleta roubada foi recuperada e um caminhão transportando madeira ilegal foi apreendido em barreira. De acordo com o Exército, até este sábado (13) nenhuma apreensão significativa foi registrada.

O objetivo da operação - que acontece também nas regiões de fronteira dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Acre- é coibir crimes transfronteiriços, como tráfico de drogas e pessoas, mercadorias ilegais e ainda a prática de crimes ambientais.

“O foco é inibir a ação criminosa nessas regiões e o baixo número de apreensões durante a operação mostra que isso está acontecendo”, explica o capitão do 6º Batalhão de Infantaria e Selva, que atua na região de Vilhena, Flávio Henrique Valle.

De acordo com Valle, 208 homens fazem a fiscalização da região. Na BR-364, divisa com o Mato Grosso, o Exército está presente 24 horas por dia, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizando a abordagem e vistoria dos veículos de passeio, carga e transporte de passageiros.

Para isso, explica o capitão, os militares passam por uma preparação prévia, “com treinamentos e simulações, a fim de otimizar o trabalho, através do trabalho em conjunto, e respeitando o cidadão”. Valle salienta que a resposta da população também tem sido positiva.

O motorista Pelson Antônio Pereira trabalha com o transporte de bolsas e calçados por todo o país, seguido de Ji-Paraná , RO, para o Mato Grosso, teve o veículo vistoriado durante a barreira e aprovou a ação conjunta. “Se pudesse acontecer todo dias, seria bom também”, diz.

Parado pela segunda vez durante a operação, André Shneider diz que “as abordagens não incomodam e que é bom para a segurança de toda a população, inclusive de quem trafega pela região”.

Logística

Para atuar no Sul do estado, 208 homens do exército foram deslocados de Guajará-Mirim, RO, para Vilhena. Uma base foi montada no Parque de Exposições da cidade, que conta com alojamento, cozinha e toda a estrutura necessária para a permanência dos militares enquanto durar a operação. “Aqui, tentamos manter a mesma rotina de uma base”, explica.

A estrutura conta ainda com um centro de operações, com telefone satelital e rádios, mantendo a comunicação entre todas as bases. Posteriormente, as informações são processadas e passadas à 17º Brigada de Infantaria e Selva de Porto Velho, base da operação em Rondônia.

Ainda de acordo com o capitão Valle, com o baixo índice de incidência de crimes durante as patrulhas terrestres e navais, o próximo passo é fortalecer a fiscalização de crimes ambientais a partir de segunda-feira (15), com a chegada de uma aeronave, que será usada nas patrulhas aéreas.

Ao todo, foram vistoriados na região 934 veículos leves, 196 motocicletas, 49 caminhões, e 72 ônibus, sendo apreendida uma motocicleta, fruto de roubo, e um caminhão que transportava madeira ilegal. Em todo o estado, de acordo com informações da 17ª Brigada, não foi registrada nenhuma incidência de tráfico de intorpecentes.

Exército, Marinha, Aeronáutica, com o apoio das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal totalizam o efetivo de mais de cinco mil homens envolvidos na Operação Ágata 6, oganizada pelo Ministério da Defesa como parte do Plano Estratégico de Fronteiras do ministério.

A Operação conta ainda com o apoio da Receita Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros.

Vanessa Vasconcelos/G1 RO/JE

Operação Ágata 6, fiscalização de fronteira, motocicleta roubada, caminhão

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens