Quarta-Feira 08/10/2025 04:38

Herbário da Embrapa Pantanal conta com espécies raras catalogadas

Estado - Pesquisa - Descobertas

Imagem: agorams.com

Duas espécies raras foram descobertas na coleção de plantas do Herbário da Embrapa Pantanal. Uma delas trata-se da Pterandra hatschbachii W.R. Anderson. É uma planta endêmica do Brasil, um arbusto pequeno da família da acerola, com flores rosadas. Ela foi coletada em 1995, em Guiratinga, Mato Grosso, pelo pesquisador Arnildo Pott e equipe da Embrapa Pantanal, composta pelas pesquisadoras Vali Pott e Suzana Salis, e os assistentes de pesquisa Antonio Arantes e Oslain Branco, por ocasião do levantamento florístico para o Plano de Conservação da Bacia do Alto do Paraguai.

Havia apenas quatro exemplares conhecidos até então, quase todos coletados na década de 70 pelo seu descobridor, Gerdt Hatschbach. A espécie foi encontrada pela primeira vez por Hatschbach no município Alto do Araguaia, Mato Grosso, em área de campo rochoso. O botânico William Russell Anderson, da Universidade de Michingan, fez a descrição e homenageou o seu descobridor com o nome da espécie. A espécie foi coletada novamente somente em 2000, no município de Minaçu, Goiás.

A outra descoberta importante é uma planta coletada no Pantanal do Nabileque, a espécie Tetrapterys hassleriana Nied. Até o momento, havia apenas 4 registros online nos herbários do mundo para a planta. Ela é um arbusto trepador, com flores amarelas, coletada por Arnildo Pott, em 1987. A espécie foi encontrada pela primeira vez em 1901, no Paraguai, pelo médico e naturalista suíço Émile Hassler (1864-1937). Por isso o nome da espécie é “hassleriana”. Este botânico realizou grandes viagens de coletas botânicas e sua coleção serve hoje como base para estudos da flora do Paraguai.

Pela raridade dessas espécies, não há nomes populares ou usos conhecidos para essas plantas. Os exemplares das duas espécies estavam no Herbário da Embrapa Pantanal sem a identificação até julho de 2012 e foram identificadas por Augusto Gonzaga, doutorando do Instituto Botânico de São Paulo. Segundo Augusto, o nome científico da planta invasora de pastagens muito conhecida no Pantanal como canjiqueira mudou para Byrsonima cydoniifolia A.Juss. Suas descobertas evidenciam ainda mais a importância da existência e da preservação da coleção botânica da Embrapa Pantanal, como forma de documentar a diversidade da flora pantaneira.

Augusto também identificou uma nova ocorrência para o estado do Mato Grosso do Sul, presente em nossa coleção, a da espécie Stigmaphyllon macedoanum C.E. Anderson. É um cipó com flores amarelas. Também foi coletada por Arnildo Pott, em 1990, em uma floresta calcárea da fazenda Primavera, na região do Jacadigo, município de Corumbá. Até então, acreditava-se que essa planta ocorria somente em Minas Gerais. A planta está entre na lista de espécies com deficiência de informações publicada pelo Ministério do Meio Ambiente. Espécies nessa lista são consideradas prioritárias para concessão de apoio financeiro à pesquisa pelo Governo Federal. Além desta, o doutorando registrou outras duas novas ocorrências para o estado. Isso tudo mostra o quanto ainda se desconhece sobre a flora do estado e sobre a flora brasileira como um todo.

Identificação de Plantas

Ao contrário do que se acredita, identificar uma espécie vegetal de maneira precisa não é um processo simples na maioria das vezes. Segundo a pesquisadora responsável pelo Herbário, Catia Urbanetz, tal procedimento requer um conhecimento aprofundado do grupo de plantas a ser analisado: “O limite de onde termina uma espécie e onde começa outra quase sempre é muito difícil de determinar. O número de espécies de plantas existentes é muito grande. Somente no Pantanal, existem cerca de 2.000 espécies nativas. Além disso, existe uma variação das características de uma mesma planta de um lugar para outro, dependendo das diferentes condições do ambiente (solo, luminosidade etc.). Saber, dentre as espécies existentes, qual foi a coletada requer muito tempo. São necessárias análises em laboratório, comparações com o material de herbário e consulta à literatura especializada. Muitas vezes, somente um botânico especialista consegue identificar a espécie com precisão, devido aos anos de conhecimento acumulado”, explica a pesquisadora.

O Herbário da Embrapa Pantanal

O Herbário da Unidade de Corumbá é uma das coleções mais representativas da flora do Pantanal e foi fundado em 1984 pelos pesquisadores Arnildo e Vali Pott. O herbário também recebe visitas de pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas na análise e identificação de espécies de plantas da região. Ele integra as coleções biológicas do Programa BIOTA-MS, levantamento da biodiversidade do Mato Grosso do Sul. Em breve também fará parte da rede Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, que integra e disponibiliza livremente informações sobre as plantas das coleções de todo o Brasil.

agorams.com/KF

descobertas, coleção de plantas, espécies raras, florístico, espécie, botânicas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens