Ônibus da Saúde atende moradores de Iguatemi e de assentamento
Saúde - Atendimento os Moradores
Imagem: agorams.com
O ‘Ônibus da Saúde’ esteve neste sábado (29) em Iguatemi, 466 quilômetros distante de Campo Grande. As beneficiárias da Caixa de Assistência do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram atendidos por uma equipe experiente e atenciosa. Além dos moradores de Iguatemi, receberam atendimento os moradores do assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, que fica a 80 quilômetros daquele município. A seleção dos pacientes é realizada conforme a necessidade. O tempo de atraso dos exames é um dos elementos fundamentais na hora da escolha.
O câncer do colo de útero é o segundo mais comum em mulheres no Brasil. É uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais, daí a importância em realizar a prevenção. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram, aproximadamente, 18 mil novos casos de câncer no Brasil em 2010. No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano com mais de 230 mil mortes.
Em seu discurso na solenidade de abertura do evento, o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, reafirmou o compromisso da Cassems, de trabalhar com a prevenção.
“O que mais importa para Cassems é estarmos próximo das pessoas oferecendo o que elas precisam: Uma saúde de qualidade. Sabemos o quanto é dramático para o paciente e para a família lidar com um câncer e, com esse programa, também visamos ter a liberdade e condições para conversar sobre esta doença. Estamos aqui para celebrar a qualidade de vida e quebrar preconceitos”, disse Ayache.
Para a secretária de saúde do município, Ivone Naban Pelegrineli, o programa é fascinante, pois traz com ele conscientização e resolução para os problemas. “Tínhamos 300 mamografias para fazer, nós estávamos encaminhando essas pessoas para Cascavel, município que fica a 280 quilômetros de Iguatemi, com a vinda do ‘Ônibus da Saúde’ a demanda vai reduzir significativamente”.
O deputado estadual Lauro Davi, que acompanhou a visita do ônibus na cidade, parabenizou todas as mulheres por terem tirado o dia para cuidar da saúde. “Tem mulheres que andaram 80 quilômetros para estar aqui hoje. Espero que todas voltem para suas casas felizes e que optem sempre pela prevenção”.
Ayache também enfatizou a importância da prevenção. Pare ele, é o melhor caminho. “Se for para descobrir uma doença, que seja no início, para nos dar mais chances de curá-la”, afirmou. “Este é um projeto que traz, acima de tudo, celebração da vida, e, sendo assim, ele leva atendimento de qualidade de toda a população de Mato Grosso do Sul”, salienta Ayache.
Resultados
A unidade móvel conta com equipamentos de última geração, salas de exames ginecológicos, mamografias, consultório médico e centro cirúrgico para procedimentos de pequena e média complexidade.
Em menos de um ano, esse o programa já apresenta saldo positivo. Criado em outubro de 2011, percorreu 19 municípios e já atendeu mais de três mil pessoas. Tudo isso só é possível graças a parceria entre a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e o Hospital do Câncer Alfredo Abrão.
Quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.
agorams.com/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,431 |
Euro | 6,402 |
Franco suíço | 6,846 |
Yuan | 0,758 |
Iene | 0,038 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito