Quarta-Feira 24/09/2025 20:33

Acadêmica do Vale-Universidade será a primeira da família a ter um diploma superior

Estado - Educação - Acadêmica de Diploma Superior

Foto: Solange Mori

Ana Lúcia Pereira da Silva sempre sonhou em cursar uma universidade, porém, pelas dificuldades financeiras teve seu sonho adiado por diversas vezes. Mas esse ano, através do Programa Vale-Universidade, a acadêmica do curso de Enfermagem vai concluir o curso e ser a primeira da família a ter um curso de nível superior.

O Programa do governo do Estado executado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, beneficia acadêmicos que não tem condições de custear uma faculdade. Atualmente, em Mato Grosso do Sul, 1.137 acadêmicos recebem o benefício, sendo 525 somente no município de Campo Grande.

A acadêmica de Enfermagem diz que o Vale- Universidade foi muito importante na vida dela, pois sem o Vale ela não teria condições de concluir um curso superior.

“Eu nem imaginava ter um curso de nível superior, quando eu estudava ainda o ensino médio e as pessoas perguntavam qual o curso eu ia fazer, eu sempre respondia que não tinha condições de pagar uma faculdade. Quando fui selecionada para ingressar no Programa fiquei muito feliz, e me dediquei ao máximo para não pegar nenhuma dependência e não perder o benefício”.

Um dos grandes atrativos do Programa é o estágio qualificado desenvolvido em órgãos federais, estaduais, municipais, instituições de ensino superior e Organizações Não-Governamentais.

Os acadêmicos realizam o estágio no local diretamente ligado na área de atuação do curso, com isso adquirem experiência antes mesmo da formação.

Para Ana Lúcia, o estágio deu suporte profissional para o curso de enfermagem. “Fazendo o estágio você está muito a frente dos seus colegas, eu comecei a estagiar desde o primeiro semestre. Já passei por vários hospitais como o Nosso Lar, hospital Militar e agora estou na maternidade Cândido Mariano. Quando comecei o curso, não tinha nem noção de como era a enfermagem e foi através do estagio que fui me identificando cada vez mais com a profissão. Muitos amigos querem entrar no Vale-Universidade não pelo benefício financeiro, mas sim pela experiência do estágio. Hoje recebo elogios dos professores pelo conhecimento adquirido no estágio”, comemora a acadêmica.

A estudante está feliz em ser a primeira da família a concluir um curso superior. “Estou muito feliz em concluir esse curso porque vou ser a primeira da família a ter um diploma de nível superior, até porque minha família não teve interesse em continuar os estudos. Eu que não tive condições financeiras, sempre corri atrás para conseguir um dia ter uma formação”.

O Vale-Universidade proporciona 90% de benefício para os acadêmicos, sendo 70% custeado pelo Governo do Estado e 20% de desconto oferecido pelas instituições parceiras.

Solange Mori/Jornal Dia a Dia/JE

universidade. dificuldades financeiras, Vale-Universidade, acadêmica do curso

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,389
Euro 6,322
Franco suíço 6,770
Yuan 0,757
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens