Quarta-Feira 08/10/2025 07:02

MS precisa investir mais em tecnologia de pastagens

Estado - Agropecuária - Investimento nas Pastagens

Foto: Divulgação

A região oeste do Estado, tradicionalmente conhecida como uma área de cria de gado, tem como desafio investir em tecnologia para melhorar a qualidade das pastagens para crescer e equilibrar a oferta de bovinos na entressafra, no período da seca, segundo avaliação de pecuaristas da região.

Área que engloba o Pantanal, a região oeste concentra a cria de bezerros que seguem para o sul e leste de Mato Grosso do Sul para engorda e abate, abastecendo grandes frigoríficos. O Estado possui o quarto maior rebanho nacional, com aproximadamente 21 milhões de cabeças de gado.

Especializado na cria de animais, com ênfase no melhoramento genético, o pecuarista João Carlos Marson analisa que a expansão de área cresce em velocidade menor que o esperado e que é necessário aumentar a eficiência, “o diferencial aqui é melhorar a pastagem”, explica o pecuarista durante encontro com produtores realizado pelo Rally da Pecuária.

Com duas propriedades de 1.800 hectares cada e situadas em Miranda, o pecuarista investe no manejo de pastagens, com correção e adubação de solo para garantir maior oferta de pasto entre outubro e abril, quando as áreas do Pantanal costumam alagar.

Entre abril a outubro, período mais seco, o gado é levado para a propriedade situada na parte mais baixa, nas áreas de pasto nativo do Pantanal.

“O desafio é equalizar a produção de verão e a de inverno. O gargalo está no desequilíbrio de oferta nestes períodos”, afirma Marson que conta com um rebanho médio de 3.200 cabeças e chega a comercializar 600 animais por ano.

Mauricio Nogueira, diretor da Bigma Consultoria, que organiza a expedição com a Agroconsult, observa que a região precisa melhorar as pastagens. Segundo ele, Mato Grosso do Sul avança na parte de zootecnia, “mas o ideal é aliar índices zootécnicos e agronômicos”, explica. Isso inclui a correção do solo, a adubação e manejo adequado, com a distribuição e rotação dos animais em áreas menores para melhor aproveitamento das pastagens.

O diretor presidente da cooperativa de crédito Sicredi Pantanal, o holandês Thijmen Gijsbertus Beukhof, que está na região há muitos anos, explica que a demanda por recursos para a pecuária na região vem crescendo constantemente, tendo registrado um salto de 40% em 2010 e de quase 30% em 2011.

Para este ano, a estimativa da cooperativa é liberar entre R$ 110 milhões e R$ 120 milhões em recursos, oriundos de linhas de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Fundo do Centro-Oeste (FCO) e de linhas de custeio para pecuária, previstos no Plano Agrícola e Pecuário. Os recursos são destinados para a área agrícola, mas também para a compra de gado, melhorias no cocho e reformas de pastagens.

Samira Ayub/Especial Capital News/JE

região oeste do MS, área de cria de gado, investir em tecnologia, qualidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens