TST decreta fim da greve dos Correios; funcionários voltam ao trabalho em MS
Estado - Ações Coletivas - Trabalho Extra
Imagem: capitalnews.com
Por determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), os funcionários dos Correios que estavam em greve, desde segunda-feira (24) em Mato Grosso Sul, voltarão ao trabalho amanhã (28). "A zero hora voltamos ao batente", afirmou ao Capital News o secretário geral do Sindicato dos Correios de Mato Grosso do Sul (Sintect), Alexandre Takashi.
Ele explica que a decisão foi em última instância e que resta à categoria cumprir o que a justiça determina. "Não há mais como recorrer. A Federação [Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares, Fentect] está negociando", disse.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) possui cerca de 1.500 funcionários no Estado.
Os ministros da Seção de Dissídios Coletivos do TST decidiram também que os trabalhadores deverão compensar os dias parados com trabalho extra em até seis meses.
Se o trabalho não for retomado amanhã, será aplicada multa de R$ 20 mil por dia. Os ministros decidiram ainda que os trabalhadores terão um aumento de 6,5% retroativo a agosto.
Em todo o País, foram 16 dias de greve. Os Correios tinham proposto reajuste de 5,2%, mas a ministra Kátia Arruda, relatora do processo de dissídio ajuizado pela empresa, aumentou o percentual, para “preservar minimamente o poder aquisitivo dos trabalhadores”, informou o site governamental Agência Brasil.
Segundo os Correios, cerca de 11,8 mil funcionários aderiram à greve, o que representa 9,8% dos 120 mil funcionários da empresa, mas a Fentect estima que o percentual de adesão foi entre 40% e 50%.
capitalnews.com/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão