Quarta-Feira 08/10/2025 05:25

Segurança jurídica para produtor, diz Famasul

Estado - Ação Legislativa - Novo Código Florestal

Imagem: jornaldiadia.com

A aprovação do Novo Código Florestal pelo Senado ontem trouxe segurança jurídica para o produtor rural, diz a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), os diretores Almir Dalpasquale, Ruy Fachini Filho e o assessor jurídico da entidade, Carlo Daniel Coldibelli, afirmaram que a lei aprovada atende às expectativas do setor em Mato Grosso do Sul e ampara o produtor rural do ponto de vista legal ao definir a metragem das APP (Áreas de Preservação Permanente).

O novo Código Florestal substitui a MP (Medida Provisória) sancionada pela presidente Dilma Roussef e que preenchia lacunas referentes à definição das metragens das APPs. Com o novo texto, a recomposição da mata ciliar nas propriedades médias e grandes, que têm de 4 a 15 módulos fiscais, com rios de 10 metros de largura deve ser de 15 metros. Nas fazendas maiores, independente do tamanho do curso d’água, devem ser recompostas de 20 metros e 100 metros, de acordo com a definição dos órgãos estaduais.

Não há uma estimativa de quantas propriedades rurais sejam afetadas pela mudança em Mato Grosso do Sul, mas segundo a Famasul, a preservação das APPs chega a 90% em todo Estado.

Para o diretor Almir Dalpasquale, a nova lei traz mais clareza para o produtor no que diz respeito à conservação ambiental. “O que tínhamos antes era uma coisa muito vaga e nesse momento de sustentabilidade é muito bom poder se adequar. Tenho certeza que essa mudança vai ser aceita no meio rural”, afirmou.

Embora a Lei não atenda todas as demandas do setor, para Ruy Fachini Filho, a nova medida mostra que o produtor não é o vilão para a natureza e que ele sempre agiu como ambientalista.

O Código Florestal prevê a criação do CAR (Cadastro Ambiental Rural), que vai reunir todas as informações sobre o tamanho das propriedades, reserva legal e áreas de preservação. Na opinião do assessor jurídico, Carlo Daniel Coldibelli, o processo de criação desse cadastro deve ser cumprido de médio a longo prazo e deve ser a parte mais demorada da implantação do Novo Código.

Coldibelli frisou que a nova lei ambiental não trata de anistia, já que os produtores que estavam dentro da legalidade na antiga medida terão de regenerar as áreas degradas. “Não se pode falar que o produtor estava ilegal porque ele cumpria a lei que estava em vigor”, afirmou.

Vetos - O Código Florestal segue para a sanção da presidente Dilma Roussef e deve entrar em vigor assim que publicada. O texto pode sofrer sanções por parte do Executivo, mas para a Famasul as mudanças não devem ser substanciais a ponto de interferir no que já foi definido pelo Congresso.
 

jornaldiadia.com/KF

amparar o produtor rural, novo código florestal, segurança jurídica, produtor rural

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens