Sábado 15/11/2025 20:26

Livro sobre a Praça Ary Coelho resgata fatos históricos e estórias de sul-mato-grossenses

Cultura - História da Praça

Imagem: campogrande.net

Na semana em que a Praça Ary Coelho será reaberta ao público, depois da revitalização, a população tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da praça urbanizada mais antiga de Campo Grande. Com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul, o livro-reportagem “No banco da praça – As histórias da Praça Ary Coelho” será lançado na próxima quarta-feira (19), às 19h30, na Morada dos Baís.

O lançamento do livro foi viabilizado pelo Fundo de Investimentos Culturais - FIC/MS, da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. A obra é uma verdadeira viagem na história e no cotidiano da Praça Ary Coelho. “A obra traz registros históricos como os comícios, os passeios de domingo e as visitas à Biblioteca Municipal, que funcionou na praça entre os anos 50 e 70”, conta a autora do livro, a jornalista Adriana Queiroz.

A autora realizou pesquisas em livros e jornais e fez entrevistas com mais de 40 pessoas. A Praça Ary Coelho foi criada em 1909 com o Primeiro Plano de Arruamento de Campo Grande. O famoso coreto, que voltou a existir na praça com a revitalização deste ano, foi construído pela primeira vez em 1922, pelo engenheiro municipal Camilo Boni. A demolição ocorreu em 1957, na gestão do prefeito Marcílio de Oliveira. No lugar do coreto, foi construído o chafariz central, que por muitos anos funcionou com luzes e sons, era a “fonte luminosa”.

“Além desse resgate histórico, a obra traz relatos de pessoas que, em algum momento da vida, usaram a praça como espaço de lazer, de trabalho ou de refúgio, revelando estórias de personagens, que são simples, mas surpreendentes”, revela a autora. No livro, as pessoas que visitam a praça, como os senhores do canto de jogos, e as que trabalham no local, como os fotógrafos lambe-lambe e os senhores que vendem sorvete, ganham voz e ajudam na construção da narrativa e na reflexão da importância do local para a capital sul-mato-grossense.

Personagens

“De tardezinha, na Praça Ary Coelho, já começava o movimento. O pessoal vendia aquele negócio de fazer bola de sabão, tinha quebra-queixo, churros. Os fotógrafos com aquelas caixinhas, as pessoas tiravam e compravam fotos. O pessoal começava a andar em torno do coreto, pra lá, pra cá, era interessante. Era uma vida pacata.” (Eurípedes Barsanulfo, médico e escritor)

Aristóteles dizia que toda cidade precisa de uma praça. A praça é uma válvula de escape, diante dessa rotina louca da cidade. É um momento de contemplação. É um lugar bucólico. Você senta aqui e sente a alma mais serena.” (Wilian Lucas Martinhão, teólogo e filósofo)

“Acabando o cinema, a praça era nossa. Você encontrava os militares, os soldados, os namorados, as namoradas. Era a nossa cultura. Aqui era a cultura de Campo Grande. A gente falava: vamos lá para o Jardim, a gente não falava praça na época.”

midiamax.com/KF

história da praça, revitalização, a população, registros históricos, obra, livro, público

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,399
Euro 6,203
Franco suíço 6,672
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens