Alto custo de produção compromete investimento, dizem indústrias em MS
Indústria e Serviços - Setor Industrial
Imagem: ilhafm.com.br
O setor industrial de Mato Grosso do Sul tem um forte potencial para gerar emprego e renda, mas algumas empresas estão enfrentando dificuldades. Empresários reclamam do alto custo de produção.
Uma fábrica de confecções em Campo Grande produzia 250 mil peças por ano entre 2009 e 2010. Atualmente opera com 50% da capacidade produtiva e vive um momento de cautela e redução dos investimentos. Segundo o gerente Sérgio Murilo Azevedo, os custos se mantiveram em alta nos últimos anos, mas as vendas não acompanharam. "O setor de vestuário em Mato Grosso do Sul está perdendo capacidade produtiva, devido ao custo ser caro", diz o gerente.
Em uma fábrica de embalagens instalada em Campo Grande, o cenário é semelhante. As vendas caíram 20% nos últimos meses, as contratações foram suspensas e muitos trabalhadores ganharam férias. Para o diretor-presidente da empresa, Egon Seibe, são reflexos da crise mundial e da falta de competitividade da indústria nacional. "O Brasil não está imune à crise que atinge Europa e Estados Unidos. Isso reflete de alguma forma aqui no país", explica.
Há um ano, o governo federal anunciou algumas medidas pra ajudar o setor, entre elas, o aumento da verba para incentivar as exportações, redução dos juros para novos investimentos e compra de caminhões e máquinas, além do aumento de impostos sobre os importados. A desoneração da folha de pagamento de vários setores e a redução do valor cobrado pela energia elétrica também estão entre os interesses do governo.
Em Mato Grosso do Sul, mais de 10 mil indústrias empregam 130 mil trabalhadores. Em algumas dessas empresas, o gasto com energia representa até 4,5% do custo de produção. A redução no valor da tarifa começa a valer em janeiro de 2013.
Para o economista Ezequiel Resende Martins, as medidas anunciadas pelo governo podem aliviar o chamado Custo Brasil. "Taxa de juros elevada, tributação muito alta, infraestrutura logística deficiente, energia cara, dificuldade para se investir, essas são as reclamações mais comuns no setor industrial, e que de fato acontecem, diminuindo a competitividade", diz.
g1.globo.com/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito