Campo Grande News reafirma reportagem do Idest sobre PR de Sonora
Política - Pedido de Impugnação
Imagem: idest.com
Segundo reportagem independente do Campo Grande News – um dos maiores site do Estado –, decisão da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) impacta diretamente na candidatura de Yuri Peixoto Barbosa Valeis (PR), conforme antecipado pelo site da Região Norte, o Idest, na quarta-feira (05).
Na quinta-feira (06) batendo em cima de uma certidão emitida pelo Cartório Eleitoral local o site de Coxim Edição MS tentou desqualificar reportagem do Idest. O fato é que realmente no Cartório Eleitoral ainda há certidão, tendo em vista que a decisão foi por uma desembargadora do TJMS, revogando a antecipação de tutela concedida pela juíza da 11ª Vara Cível da Comarca de Campo Grande. O Diretório Regional irá pedir impugnação da candidatura de Yuri Valeis, declarando nulo o registro conseguido com força da liminar recém derrubada. Até esse tramite ser concluído, que pode demorar algum tempo, Yuri continua sendo candidato.
Conforme o advogado Andrei Menezes Lorenzetto falou ao Campo Grande News, o diretório municipal obteve liminar para realizar a convenção, em que foi lançada a candidatura própria, contudo, o TJ/MS derrubou a decisão na última quarta. “Com essa cassação da liminar, a convenção é irregular, portanto o registro é nulo”, afirma. A impugnação será apresentada à Justiça Eleitoral.
O advogado Ruy Ottoni Rondon Junior, do candidato à Prefeitura de Sonora, Yuri Valeis, afirmou também ao Campo Grande News, que a decisão judicial que derrubou a liminar que permitiu o lançamento, à revelia do comando do PR, não atrapalha a campanha do republicano.
“A liminar foi cassada momentaneamente e o mérito ainda vai ser julgado. O Yuri é candidato, tem certidão do cartório eleitoral que comprova isso. Ele está fazendo campanha”, completou Ottoni, acrescentando que o caso se trata de “briga de partido”.
Para a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, que cassou a liminar, “o juízo de primeiro grau não decidiu com acerto, tendo em vista estar ausente a prova inequívoca que convença da verossimilhança das alegações”.
O Idest consultou outros advogados para ter uma terceira opinião, e pode se dizer unânime, todos acreditam que com a decisão do TJMS, a convenção pode ser anulada, e por isso, o pedido de impugnação ingressada pelo comando do PR pode ser considerada pela Justiça Eleitoral.
Entenda o Caso
O Diretório Regional do PR tinha o interesse de coligar com o PT e PMDB, porem a Comissão Provisória do Diretório Municipal do PR queria lançar Yuri Valeis como candidato a prefeito. Na disputa, o diretório regional intervir destituindo a Comissão Provisória.
Então os advogados da Comissão Provisória do Diretório Municipal entraram ingressaram com uma ação pedindo a reativação do diretório no município, a juíza substituta da 11ª Vara Cível da Comarca de Campo Grande, concedeu antecipação de tutela, que agora foi revogada pela desembargadora do TJMS.
Com isso os advogados do Diretório Regional acreditam que o seu direito de anular a ata da convenção realizada com força da antecipação de tutela perderá o efeito, agora ele entra com pedido de impugnação da candidatura de Yuri Valeis, na base de que a ata da convenção que homologou Yuri como candidato perdeu efeito. O partido ainda estuda composição com o PT e PMDB.
Maior empregador
Yuri Valeis é filho do diretor da usina Companhia Agrícola Sonora Estância, Cleiton Jarbas Valeis. A indústria tem cerca de 3 mil funcionários em época de safra, o equivalente a 20% da população da cidade, de 14 mil habitantes.
Numa comparação, a prefeitura de Sonora possui em torno de 600 funcionários públicos. Para o prefeito de Sonora, Zelir Maggioni (PMDB), o Mano, a intenção do grupo ligado à usina é dominar o poder na cidade. Yuri Valeis já chegou a informar que está desligado da usina há um ano.
idest.com/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,436 |
Euro | 6,414 |
Franco suíço | 6,869 |
Yuan | 0,759 |
Iene | 0,038 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito