Quinta-Feira 04/09/2025 21:40

Coxim e Sonora registram 11% de umidade do ar; população sofre com clima seco

Estado - Fenômenos da Natureza - Baixa Umidade Do Ar

Foto: Maikon Leal

Com a umidade relativa do ar em 11%, Coxim registra a média mais baixa de Mato Grosso do Sul, junto com Sonora, que também está no mesmo patamar. Mas a situação pode piorar ainda mais, de acordo com meteorologista Natálio Abrão, da estação Uniderp/Anhanguera.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Osiel Ortiz Elias, alerta que Coxim e Sonora entraram em estado de emergência. Neste caso, a orientação é de as escolas mantenham os alunos longe da exposição ao sol e em ambientes ventilados e umidificados, além de liberá-los de minuto em minuto para beber água.

Em caso extremo, se a umidade do ar permanecer abaixo dos 12%, que é quando entra em estado de emergência, o indicado é que suspendam as aulas.

Nas creches, por exemplo, embora as crianças sofram mais, a sensação de secura não poupa os adultos também. “A boca fica seca o tempo inteiro, os lábios rachados, muita tosse, nariz seco”, reclama a diretora do Centro Educacional Ildon Torquato Ribeiro, Claudete Gomes Cavalcante Mota.

Ela conta que na creche, em Coxim, cidade distante 260 quilômetros de Campo Grande, a orientação repassada pela Secretaria Municipal de Educação foi de dar muita água para as crianças.

A creche atende meninos e meninas de 0 a 6 anos. “As que mais sofrem são as crianças do berçário, é nítido que elas estão com a respiração mais ofegante”, diz Claudete.

Em Campo Grande a umidade chegou a 13% no domingo. Ontem subiu um pouco e foi para 15%. Nesta terça-feira (4), a meteorologia aponta 21%. Na Capital, segundo Natalio Abrão, uma forte névoa paira no ar durante as tardes e prejudica a visibilidade, irrita os olhos, seca a pele e dificulta a respiração.

A aproximação de uma frente fria no início da próxima semana traz a possibilidade de chuva. Com isso, as temperaturas devem baixar e a umidade do ar subir. Na Capital, não chove há 57 dias.

Em Corumbá e Ladário a última vez que choveu foi no dia 21 de junho, há 65 dias, quando teve 15,8mm de água. Em Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Rio Verde e Alcinópolis não chove há 64 dias.

Níveis

Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde o registro de baixa umidade do ar entre 12% a 20% é considerado de alerta e, inferior a 12%, alerta máximo.

A recomendação de especialistas no período de estiagem é que a população beba bastante água para evitar problemas de desidratação. Além disso, evitar a prática de atividades físicas entre às 10h e às 16h.

Em casa, a dica é umedecer o ambiente com umidificadores de ar, utilizar toalhas molhadas nos cômodos e recipientes com água.

Coxim Agora/JE

umidade relativa do ar, média mais baixa, coordenador estadual de Defesa Civil

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens