Arquiteto Ângelo Arruda lança livro sobre planejamento urbano em Campo Grande
Estado - Cultura - Livro sobre Planejamento Urbano
Foto: Mídia Max
Foi lançado na noite desta quarta-feira (22) o livro “Raízes do planejamento urbano em Campo Grande e a criação da Planurb”, do arquiteto e urbanista Ângelo Marcos Vieira de Arruda na Câmara de Vereadores. A obra reúne a história do planejamento na capital de Mato Grosso do Sul e relata sobre o fazer planejamento.
O arquiteto e professor da UFMS (UniversidadeFederal de Mato Grosso do Sul) informou que o livro conta a história da Planurb e CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento e Urbanização), pelo então prefeito de Campo Grande, Juvêncio César da Fonseca.
“O planejamento foi discutido nos anos 60,70, mas faltou vontade política para fazê-lo. Quando a vontade política aconteceu o planejamento se concretizou, é isso que conta o livro. Planejar é um ato constante”, disse Ângelo.
“Durante anos, acalentei vontade de escrever esse livro. Mas nunca fui influenciado. Sempre achei que outro poderia escrevê-lo. Até que um dia algo aconteceu. E o que aconteceu foi ter somado 1987 com 25 e a conta ter dado 2012. Aí pensei. O Planurb que ajudei a criar completa 25 anos de fundação em 2012. Logo é chegada a hora de fazer pesquisa e escrever algo”, revela.
Ângelo foi presidente do órgão em 1987 que hoje é presidido por Marta Martinez. “O livro será uma forma de materializar um trabalho feito por anos por grandes profissionais e trará referências para estudantes da Arquitetura”, conta Marta.
Ela explica que a população costuma ver a obra, mas não o que está por trás dela. “Sempre pensam em planejamento quando uma obra dá errado, por exemplo”, brincou.
Vários funcionários da Planurb foram homenageados com entrega de troféus e exemplares do livro, que teve 500 unidades impressas.
Evelin Araújo/Mídia Max News/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito