Quinta-Feira 04/09/2025 19:28

Estado assina convênio que implanta Projeto Justiça Restaurativa nas Escolas Estaduais

Estado - Cooperação Técnica - Justiça Restaurativa nas Escolas

Foto: Idest

Secretaria de Estado de Educação (SED) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Fundo Especial para Instalação, Desenvolvimento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (Funjec), assinaram um termo de cooperação técnica para implantação e acompanhamento do Projeto Justiça Restaurativa nas Escolas, que será desenvolvido nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino em todo o Estado, na execução de ações conjuntas.

O anúncio da assinatura do convênio foi feito na terça-feira (13) durante reunião de instituição do Comitê Interinstitucional que visa implantar ações conjuntas no cumprimento de medidas socioeducativas ao adolescente que praticam ato infracional, realizada na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O Projeto visa conscientizar e oferecer instrumentos que propiciem a criação de ambientes seguros para crianças e adolescentes, por meio de encontros com a comunidade, realizados nas escolas, com ênfase na promoção de atividades de orientação e apoio às famílias e ao protagonismo juvenil, bem como formar grupos de funcionários das escolas para atuarem na condução, no espaço escolar, de círculos restaurativos entre os alunos.

Outro intuito do Projeto é mobilizar a sociedade para resolução de seus conflitos e na transformação de causas em oportunidades para transformação social da comunidade escolar.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, o trabalho de ações preventivas traz melhorias à comunidade escolar.

“Acreditamos muito neste tipo de ação para minimizar os problemas nas escolas e para que os alunos no contraturno escolar possam desenvolver atividades que ocupem o tempo ocioso”, enfatiza a secretária.

Nilene ressalta ainda a importância da Justiça Restaurativa nas escolas. “Este projeto vai orientar famílias, equipe escolar e evitar que jovens sigam o caminho da criminalidade. Sem dúvida é um trabalho integrado junto à Segurança Pública do nosso Estado”, completa a secretária de Educação.

A mesma opinião é compartilhada pelo coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Joenildo de Souza Chaves, ao lembrar que há três anos a Justiça Restaurativa Juvenil Indígena vem proporcionando resultados positivos ao Tribunal de Justiça.

“É uma parceria entre o Estado e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho em conjunto”, relatou o desembargador.

A Justiça Restaurativa nas Escolas vem sendo utilizada em outros estados brasileiros, como São Paulo e Rio Grande do Sul, como ferramenta para a resolução de conflitos de forma extrajudicial, com a participação efetiva dos envolvidos no problema e de outros membros da comunidade.

Uma das premissas da justiça restaurativa é a substituição da punição do infrator pela restauração da relação entre as partes.

Redação/Idest/JE

SED, tribunal, justiça, intermédio, Funjec, termo, cooperação técnica, escolas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens