Quinta-Feira 04/09/2025 16:12

Efeito do El Niño nas lavouras ainda é uma incógnita, diz agrometeorologista

Estado - Agricultura - Influência Climática na Agricultura

Foto: O Correio News

Nesta semana o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou uma previsão que indica que o Brasil será influenciado pelo fenômeno climático El Ninõ, com intensidade moderada nos meses de agosto, setembro e outubro.

A partir de 15 de setembro, termina o período do vazio sanitário da soja em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e no Paraná, e os produtores estão liberados pelo governo do Estado para iniciar o plantio da safra 2012/2013.

No entanto, o modo como as lavouras recém semeadas serão afetadas pelo fenômeno climático ainda é uma incógnita, segundo o agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Cláudio Lazarotto.

“Está um pouco cedo para sabermos como vai estar caracterizado esse El Niño. Se for dentro dos padrões normais pode até ter consequências prejudiciais as lavouras, mas se for fora da normalidade, como foi o último, pode beneficiar. Acredito que somente quando já estivermos no primeiro terço do fenômeno, no começo da primeira [22 de setembro], iniciando o plantio é que teremos condições de identificar que tipo de efeitos ele pode causar. A previsão do Inmet disse em linhas gerais que vamos ser afetados, mas não sabemos ainda como”, explica.

Em razão dessa incerteza, Lazarotto recomendou que o produtor rural busque o maior número possível de informações para tentar minimizar os riscos que possam ocorrer em razão dos efeitos do El Niño.

“Ele [produtor] precisa ter conhecimento para que faça uma boa escolha da sementes, plantando mais de uma variedade e o escalonamento correto da época de plantio”, comenta.

Prognóstico do Inmet

O prognóstico do Inmet, indica uma maior probabilidade de chuvas acima da média numa faixa que inclui o sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste e os setores central e norte da região Sul em razão do fenômeno.

A previsão do instituto diz ainda que deverão ocorrer precipitações abaixo da faixa normal no norte da região Norte e na faixa litorânea do Nordeste.

Na grande área central, que abrange parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, fica mantida a previsão de padrão climatológico, ou seja, igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica).

“Vamos fazer avaliações mensais para poder municiar empresas de seguros, a assistência técnica e os produtores. Queremos potencializar esse tipo de informação e instrumentalizar os agricultores para o bom nível das lavouras”, disse o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Caio Rocha, durante a apresentação dos dados.

Na região Sul, por exemplo, o Inmet prevê que eventos de El Niño favorecem a produtividade em função da chuva acima da normal durante o ciclo da soja, principalmente no período de enchimento do grão, de janeiro a março. “Existe a possibilidade de um desvio positivo de 75% da produtividade da soja durante os anos de El Niño”, destacou o diretor do Inmet, Antonio Divino Moura.

Preços estimulam produtores

O consultor da Granos Corretora, em Campo Grande, Carlos Ronaldo Dávalos, acredita, entretanto, que a previsão climática não vai afetar as projeções de aumento da área de plantio de soja no próximo ciclo no País e consequentemente de incremento da produção.

Alavancado pelos altos preços nos mercados nacional e internacional, provocado pela quebra de safra 2011/2012 de soja na América do Sul e agora também nos Estados Unidos, Dávalos diz que as estimativas indicam que no próximo ciclo o Brasil deve saltar de uma produção de 66 milhões de toneladas no ciclo passado para cerca de 83 milhões de toneladas da oleaginosa, se as condições climáticas forem favoráveis.

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, o consultor diz que as projeções indicam um aumento de aproximadamente 6% da área plantada em relação ao último ciclo, que foi de 1,813 milhão de hectares, e deve ter um incremento de aproximadamente 108 mil hectares. “Com esse aumento de área plantada, a produção deve passar de 4,6 milhões de toneladas para aproximadamente 6 milhões de toneladas”.

Anderson Viegas/Agrodebate/JE

semana, Inmet, previsão, influenciado, fenômeno climático, intensidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens