Quinta-Feira 04/09/2025 16:01

Governador comemora os bons resultados do Ideb e destaca compromisso com a educação

Estado - Educação - Resultados do Ideb

Foto: Edemir Rodrigues

A rede estadual de ensino avançou nos últimos cinco anos. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC/Inep). A rede pública estadual de ensino, de acordo com os dados, atingiu todas as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico — anos iniciais (4º e 5º) e anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e ensino médio. A rede estadual alcançou o 8º lugar no ranking nacional.

Para o governador André Puccinelli, os resultados demonstram que o Estado está no caminho certo e, principalmente, evidencia o envolvimento de todos, professores, coordenadores, gestores e alunos com a educação. “É uma vitória dos docentes do Estado e, ao mesmo tempo, acena para a necessidade de trabalhar ainda mais considerando os muitos desafios existentes. As Políticas Públicas são instrumentos importantes, no entanto, é preciso destacar que o fundamental é o trabalho do professor em sala de aula, bem como o envolvimento efetivo dos pais no processo de escolarização dos filhos. A educação é, sem dúvida, o pilar da sociedade, pensando nisso o Estado de Mato Grosso do Sul tem trabalhado para garantir que crianças, adolescente, jovens e adultos tenham acesso ao ensino de qualidade, adotando políticas públicas que possibilitem que todos possam entrar no mundo do conhecimento de forma plena” afirmou Puccinelli.

Destaque para a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Amambai, que atingiu a meta 7,5 no Ideb, ficando em primeiro lugar no ranking estadual. Em nível nacional, a escola Dom Aquino está em 6º lugar. Em segundo lugar está o Colégio Militar de Campo Grande, com 6,9. “Em especial, manifesto minha alegria e orgulho pelo resultado conquistado pela Escola Estadual Dom Aquino Correa, do Município de Amambai, que se destacou como a melhor escola pública de 1º a 4º anos (Ensino Fundamental), conseguindo o índice 7,5, bem como pelo resultado conquistado pelas Escolas Estaduais Rotary Dr. Nelson de Araújo, de Dourados; Bernardino Ferreira da Cunha, de São Gabriel do Oeste e Luisa Vidal Borges Daniel, de Campo Grande, que se destacou entre as melhores escolas de 5º a 9º ano (Ensino Fundamental). Acredito que esse resultado demonstra o quão sério e compromissado é o trabalho realizado pelo corpo docente, coordenadores e gestores, e, é claro, o quanto os alunos valorizam a educação. Sem essa consciência, naturalmente, não se lograria tão expressivo êxito” manifestou o Governador.

Resultados

Nos anos iniciais (quarto ao quinto), o Ideb estadual alcançou 4.9. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,0), como também as propostas para 2013 (4.3) e 2015 (4.6). Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais. A prioridade da rede estadual é o ensino médio.

Também nos anos iniciais do ensino fundamental, a rede estadual de Mato Grosso do Sul se aproximou da meta da nacional, que é de 5.0. Ainda no ensino fundamental (oitavo e nono), o Ideb da rede estadual em 2011 alcançou 3.5, ultrapassando a meta para 2011, prevista em 3.4. No ensino médio, o Ideb da Rede Estadual é de 3,5, acima da meta para 2011, que era de 3,2 e a de 2013, que era de 3,4.

“Aproveito a oportunidade para parabenizar as escolas municipais Geraldo Castelo, Profª Brígida Ferraz Foss, Prof. Luís Antônio de Sá Carvalho, Profª Danda Nunes, Prof. Alcídio Pimentel, Escola Agrícola Gov. Arnaldo Estevão de Figueiredo, bem como as escolas municipais Major Aviador Y - Juca Pirama de Almeida, Márcia Cristina Fioratti Javarez, Leovegildo de Melo, João de Paula Ribeiro, José Rodrigues Benfica, Profª Flora Guimarães Rosa Pires, Santos Dumont, João Evangelista Vieira de Almeida e o Colégio Militar de Campo Grande pelo bom desempenho demonstrado, o que, com certeza, é fruto de um trabalho árduo. Com determinação, muito trabalho e envolvimento de todos, tenho a convicção de que só colhemos sucesso” finalizou Puccinelli.

Mato Grosso do Sul

Em todas as redes de ensino do Estado, tanto a particular, quanto a pública (estadual e municipal), o Ideb apresentou avanços. Em 2011, no quarto e quinto anos do ensino fundamental, o índice atingiu 5.1, acima da media nacional (5.0) e ultrapassou a meta projetada para 2011 (4.4).

No oitavo e nono ano do ensino fundamental, o índice é de 4.0. A meta projetada para 2011 era de 3.8. O ensino médio também se destacou em Mato Grosso do Sul, apresentando o índice de 3.8. A meta projetada era de 3.6.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Noticias MS / M.V

MS, Educação, Resultados do Ideb, Otimismo, Governador

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens