Quinta-Feira 04/09/2025 16:13

Comerciante desafia o Poder Público no MS

Estado - Ações Públicas - Técnico em Motores X Poder Público

Foto: Brasil Verdade

O técnico em motores Vaderlei Scuira que durante quase duas décadas insiste em afirmar que os peritos criminais do Instituto de Criminalística de Mato Grosso do Sul são incompetentes tecnicamente para determinar se motores são ou não adulterados peticionou requerendo a apreensão de motores do mesmo tipo, modelo e condições daqueles que os “experts” do IC condenaram na empresa que gerencia – o Mercadão dos Motores.

Nesta semana o comerciante tomou conhecimento através do Laudo Pericial nº 91.116 que os peritos responsáveis pela identificação de veículos automotores do Instituto de Criminalística estadual haviam considerado como adulterados motores da linha Volkswagen, todos os modelos AP.

Pelas fotografias e o que constatava nas conclusões dos peritos nos laudos Vaderlei Scuira constatou que havia erros grosseiros por parte dos vistoriadores, pois segundo sua experiência o motor que era dado como adulterado na realidade era original de fábrica e igual a inúmeros que se encontram disponível para venda na cidade para comercialização nas firmas especializadas.

Inconformado Scuira requereu ao Delegado de Polícia João Reis Belo da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos de Campo Grande/MS (DEFURV) que intentasse diligência na oficina gerenciada por ele – Mercadão dos Motores – com a finalidade de apreender os motores modelos AP que lá se encontram.

Isso porque Vaderlei constatou que todos os motores que adquiriu da fábrica Volkswagen são idênticos e estão nas mesmas condições daqueles condenados pelos peritos criminalistas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP).

No documento que requereu a busca e apreensão dos motores o comerciante fez questão de constar que, caso o pedido venha a ser deferido, processará os responsáveis pela apreensão por abuso de autoridade vez que “os motores ditos pelos peritos como adulterados são, na realidade, originais de fábrica conforme o requerente afirma nos últimos 17 (dezessete) anos”.

A situação é tão grave que o Ministério Público depois de muita relutância acabou instaurando procedimento investigatório na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público para apurar a alegada incompetência dos peritos criminais do Instituto de Criminalística deste Estado.

Na sua luta para defender os interesses da população sul-mato-grossense Vaderlei Scuira já foi processado diversas vezes, inclusive sob alegação do Ministério Público de que estaria difamando o órgão ao afirmar que o “parquet” estaria acobertando o esquentamento de veículos pelo DETRAN devido à inércia do órgão em tomar providências para acabar efetivamente com os erros nas vistorias.

Vaderlei chegou a ser preso pelo Diretor-Geral adjunto da Polícia Civil Nazih El Kadri por desacatado, todavia o processo foi arquivado na Justiça ao ser constatado que Vaderlei não havia cometido crime algum.

Nota da BV

Enquanto a direção da Polícia Civil, a Corregedoria e o Secretário de Segurança continuarem a agir acovardadamente e condescendentemente protegendo os peritos criminais ao não admitir que o comerciante está correto a sociedade de Mato Grosso do Sul continuará a ser prejudicada diariamente tendo seus carros apreendidos erradamente.

 

Brasil Verdade/JE

técnico, motores, décadas, afirmar, peritos criminais, incompetentes, motores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens