Domingo 31/08/2025 05:34

Fiscalização áerea aborta desvio de rota do tráfico e contrabando

Polícia - Fiscalização da Faixa de Fronteira

Imagem: capitalnews.com

A Força Aérea Brasileira (FAB) dá suporte à fiscalização da faixa de fronteira de Mundo Novo a Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Segundo o major aviador Alex Oliveira da Rocha, que comanda a base de desdobramento da Operação Ágata em Dourados, sediada no aeroporto Francisco de Matos, além de garantirem agilidade ao transporte de equipes até as fronteiras, a fiscalização aérea otimiza o trabalho dos policiais, em terra, que recebem a toda hora informes a respeito das movimentações de veículos de carga e passageiros.

Rocha falou à imprensa esta manhã, sobre a atuação da Força Aérea nesta quinta edição da Operação Ágata. Segundo ele, a condição das fronteiras secas em Mato Grosso do Sul exige maior cautela durante a fiscalização. Do alto, os militares monitoram o tráfego de ilícitos que muda cada vez que a polícia leva a barreira itinerante para outro ponto já que os traficantes e contrabandistas se comunicam e mudam a rota, para escapar do flagrante.

A Operação Agata 5 foi desencadeada no início do mês em toda a faixa de fronteira do Brasil, abrangendo cerca de 3.900 quilômetros de extensão. O objetivo é reduzir a incidência dos crimes transfronteiriços e ambientais e as ações do crime organizado, além de intensificar a presença do Estado brasileiro na faixa de fronteira e incrementar o apoio à população local.

Ao todo, a operação integra 10 mil militares e civis, além de diversas viaturas, embarcações, helicópteros e aviões. O suporte de veículos é aplicado no patrulhamento e inspeção naval na calha dos rios, bloqueio e controle de estradas e vias urbanas, patrulhamento terrestre ostensivo juntamente com órgãos de segurança pública, reconhecimento especializado de fronteira, revista de pessoas, embarcações, aeronaves e instalações; fiscalização de produtos controlados, operação de busca e apreensão, reconhecimento e transporte aéreo, bem como interceptação de aeronaves suspeitas.

A Agata 5 reúne as Forças Armadas, órgãos de Segurança Pública e outras agências governamentais, tais como Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Ibama, a Receita Federal, a Funai, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Iagro, no combate aos ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais na faixa de fronteira.

Segundo o Ministro da Defesa, Celso Amorim, que esteve semana passada em Ponta Porã, a Operação Ágata possui um planejamento de longo prazo, no período de dez anos para sua execução na fronteira do Brasil. O ministro esteve ontem em Ponta Porã, para vistoriar a operação Ágata 5 e falou rapidamente com a imprensa.

capitalnews.com/KF

fiscalização da faixa de fronteira, traficantes, contrabandistas, veículos de carga

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens