EE Dom Aquino Corrêa é a 1ª no ranking do Ideb no Estado com indice de 7.5
Educação - Ranking Estadual
Imagem: noticias.ms.gov
A rede estadual de ensino avançou nos últimos anos. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado na terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC/Inep).
Destaque para a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Amambai, que atingiu a meta 7,5 no Ideb, ficando em primeiro lugar no ranking estadual. Em nível nacional, a escola Dom Aquino está em 6º lugar. Em segundo lugar está o Colégio Militar de Campo Grande, com 6,9.
A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, avalia os resultados de forma positiva. “Nossas metas foram superadas porque há uma vontade política aliada a vontade técnica, mas sei que ainda temos muitos desafios, especialmente no ensino médio como a reestruturação do período noturno, a implantação de um currículo atraente para os jovens e a formação profissional”, explica. Em especial, a EE Dom Aquino Corrêa tem se destacado pelo empenho da direção da escola, de todo o magistério e administrativo, que unidos se dedicam em busca da qualidade do ensino. É a melhor escola do Estado” ressaltou Nilene.
Com este avanço, de acordo com a secretária de Educação, a EE Dom Aquino elevou o nível das outras escolas de Amambai. "Tivemos um reflexo nas escolas de Amambai. Em Dourados, 21 escolas também tiveram evolução" afirmou a secretária.
A rede pública estadual de ensino, de acordo com os dados, atingiu todas as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico — anos iniciais (4º e 5º) e anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e ensino médio. A rede estadual alcançou o 8º lugar no ranking nacional.
Nos anos iniciais (quarto ao quinto), o Ideb estadual alcançou 4.9. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,0), como também as propostas para 2013 (4.3) e 2015 (4.6). Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais. A prioridade da rede estadual é o ensino médio.
Também nos anos iniciais do ensino fundamental, a rede estadual de Mato Grosso do Sul se aproximou da meta da nacional, que é de 5.0. Ainda no ensino fundamental (oitavo e nono), o Ideb da rede estadual em 2011 alcançou 3.5, ultrapassando a meta para 2011, prevista em 3.4.
No ensino médio, o Ideb da Rede Estadual é de 3,5, acima da meta para 2011, que era de 3,2 e a de 2013, que era de 3,4. Para Nilene Badeca, esses números tendem a melhorar cada vez mais com a implantação de Programas como o Ensino Médio Inovador, que mantém o aluno na escola durante todo o dia, com uma rotina de estudos, alimentação e atividades extracurriculares. “O ensino médio em período integral é uma das políticas que vem mostrando bons resultados e deve receber cada vez mais investimentos”, destaca.
Mato Grosso do Sul
Em todas as redes de ensino do Estado, tanto a particular, quanto a pública (estadual e municipal), o Ideb apresentou avanços. Em 2011, no quarto e quinto anos do ensino fundamental, o índice atingiu 5.1, acima da media nacional (5.0) e ultrapassou a meta projetada para 2011 (4.4).
No oitavo e nono ano do ensino fundamental, o índice é de 4.0. A meta projetada para 2011 era de 3.8. O ensino médio também se destacou em Mato Grosso do Sul, apresentando o índice de 3.8. A meta projetada era de 3.6.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Todos os resultados estão disponíveis no endereço eletrônico: http://ideb.inep.gov.br/resultado/ .
noticias.ms.gov/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,418 |
Euro | 6,370 |
Franco suíço | 6,812 |
Yuan | 0,756 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito