Domingo 16/06/2024 19:31

Nelson Calandra diz ser a favor do julgamento colegiado por não dar rosto à Justiça

Estado - Ações Judiciais - Proteger os Magistrados

Imagem: ultimainstancia.uol.com.br

Nelson Calandra é presidente da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil), associação que reúne 15 mil dos 17 mil juízes que exercem a profissão no país. Com experiência de 30 anos no Tribunal do Júri, ele defende a Lei 12.694,/2012, sancionada recentemente pela presidente Dilma Roussef dizendo que o julgamento colegiado de crimes vai proteger os magistrados, como o Juiz Odilon de Oliveira, que atua em Mato Grosso do Sul.

A opinião dele é contrária a do próprio juiz, que passa o dia na companhia de seguranças particulares por julgar e condenar grandes traficantes da região de fronteira com o Paraguai, donos de verdadeiros impérios de gado e de pó.

 

Midiamax: Dr. Nelson Calandra, qual seria o benefício da lei sobre o julgamento colegiado de crimes?

Nelson: Este tipo de julgamento tira um rosto para a Justiça e os juízes decidem em conjunto a sentença, evitando que um único juiz seja extremamente visado, como o juiz Odilon de Oliveira, daqui de Mato Grosso do Sul.

Neste dia 11 de agosto completa um ano da morte da juíza Patrícia Accioly no Rio de Janeiro e se esta medida já estivesse em vigor é provável que a vida dela pudesse ter sido poupada. Este código foi elaborado com debates no Senado porque pouco é feito pela proteção dos juízes ameaçados no Brasil. O crime de ameaça tem penalidade de um a seis meses de detenção e deve ser cumprido como forma de repreensão ao simples ato de ameaçar, que por muitas vezes vira crime de homicídio.

 

Midiamax: E em relação às prisões brasileiras, o senhor concorda com colocar mais pessoas dentro dos presídios como forma de repreensão exemplar ou é a favor da reeducação e penas alternativas?

Nelson: Os presídios são cercados de muros opacos de concreto. Jogar pessoas lá só segrega condenados. Atualmente são 500 mil brasileiros presos por violar a Lei, 240 mil no regime provisório e são 160 mil pessoas que deveriam estar presas, mas não há vagas.

Isso mostra a importância de um programa de reinserção social.

 

Midiamax: E quanto a maioridade penal, deve haver mudanças no código penal?

Nelson: Um programa do movimento da magistratura para reinserir menores provou em quase trinta anos de existência que 90% dos adolescentes que passaram por lá “mudaram a cabeça para o bem”. Para muitos, isso é abolir a irresponsabilidade do código penal, ‘o adolescente pode tudo e a vítima, nada’. Não devemos lutar pela redução da maioridade penal, mas sim reinserir esta criança à sociedade.

Paulo Brandão, um juiz de Pernambuco, trabalha com mais de 1500 menores de cerca de 150 escolas dominadas por facções criminosas sabe relatar bem desses casos. Uma vez ele me contou que os meninos realmente chegam ao programa de reinserção admirados com a realidade que vivem, pretendendo ser traficante.

Basta 60 dias de programa junto com a Marinha do Brasil para que eles queiram ser sargentos da corporação. Ou seja, basta você mostrar uma realidade diferente para esta criança que ela percebe do que é capaz.

 

Midiamax: E sobre a transparência das folhas do judiciário que, recentemente, chocaram a população de Mato Grosso do Sul, o que há para se dizer por uma categoria que briga por salários ainda maiores?

Nelson: Um artigo de Antônio Delfim Netto já dizia que “um país só pode aspirar ser verdadeiramente democrático se aspirar não ter abismos salariais”. A população não acharia que estes salários divulgados justamente em um período de pagamento de atrasados referentes há dez anos, são altos se não vislumbrasse toda esta diferença salarial que existe no Brasil.

Nós estamos há sete anos com os salários congelados, coisa que não deve acontecer com nenhuma categoria.

Quanto à divulgação de estado civil, tudo mesmo, de qualquer funcionário, minha posição é contrária. Justamente porque expõe o magistrado. Se, por exemplo, ele possui uma dívida alta, pessoas de má intenção podem tentar suborná-lo, tornar a situação vexatória.

Publicar se ele é separado ou não é um dado público sem nenhuma utilidade. A divulgação de dados assim deveria ser feita apenas após solicitação e para órgãos de controle.

midiamax.com/KF

proteger os magistrados, juízes, profissão, grandes traficantes, juízes ameaçados

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens