Judiciário e Executivo se unem por melhorias nas Uneis de MS
Educação - Unidades de Internação
Imagem: campograndenews.com.br
"Uma das melhores reuniões que já fizemos, enquanto Coordenador da Infância e Juventude em MS. Foi muito proveitosa porque pudemos resolver muitas questões pendentes e, em razão disso, ações serão implantadas imediatamente".
A afirmação é do Des. Joenildo de Sousa Chaves, Coordenador da Infância e da Juventude de Mato Grosso do sul, que participou de uma reunião no Salão Pantanal do Tribunal de Justiça, ontem, com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) Wantuir Jacini e os juízes que atuam na área na Capital e no interior.
Estiveram no encontro os juízes Roberto Ferreia Filho, da Vara da Infância e Juventude da Capital; Eguiliell Ricardo da Silva, de Corumbá; Rosângela Alves de Lima Fávero, de Três Lagoas; Zaloar Murat Martins de Souza, de Dourados, e o juiz substituto Marcel Goulart Vieira, de Ponta Porã. Acompanhando o secretário estavam o superintendente de Assistência Socioducativa (SAS), Hilton Villasanti Romero, e toda a diretoria da Superintendência, além dos diretores das Unidades Educacionais de Internação (UNEIs).
De acordo com o juiz Roberto Ferreira Filho, a reunião resultou em mais aproximação entre os poderes Executivo e Judiciário. "Cada juiz apresentou os problemas que enfrenta em sua comarca no que se refere às Uneis, apontou a demanda e obteve, em alguns casos, resposta imediata do setor competente. Pudemos também fazer ao secretário algumas solicitações, facilitando o diálogo e definindo ações que resultem em melhorias imediatas na atual situação das Uneis", explicou.
Durante o encontro, representantes dos dois poderes definiram a necessidade de mais ações de capacitação para os profissionais que trabalham diretamente nas unidades de internação; que os municípios devem também estabelecer ações/estratégias de atuação de forma a atender a área.
Com as discussões, definiu-se que serão realizadas reuniões com prefeitos para que estes fiquem cientes de sua indispensável participação nos municípios onde existam ações de ressoalização para adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas.
"Em breve, representantes da Sejusp e do Tribunal de Justiça devem se reunir novamente para
verificar os resultados das ações adotadas e quais novas medidas serão implantadas. Nos dias 21 e 22 de agosto, por meio da Escola Judicial (EJUD), os juízes farão um cursosobre a Lei do Sinase, ministrado por juízes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)", adiantou Roberto.
Segundo o juiz, os presentes optaram por reuniões semelhantes feitas periodicamente e não descartam a possibilidade de que sejam realizadas nas comarcas do interior. Existem Uneis nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Dourados e Ponta Porã.
"Em dezembro, teremos o encontro nacional do Fórum Nacional de Justiça Juvenil (Fonajuv), oportunidade em que teremos na capital sul-mato-grossense juízes do interior e de outros estados que trocarão experiências, capacitarão profissionais da área da infância e discutirão formas de melhor atuar em relação à aplicação de medidas socioeducativas", concluiu Roberto.
msnoticias.com/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão