Quarta-Feira 03/09/2025 02:51

Hidrelétricas e Lei do Pantanal é discutida em workshop

Estado - Eventos - Ciclos de Discussões

Imagem: workshops.com.pt

O I Congresso Nacional de Áreas Úmidas abriu suas atividades em um pré-evento promovido ontem, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), organização ambiental The Nature Conservancy (TNC), Instituição Ecoa, Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos (Ecotrópica) e Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (SindEnergia), reuniram-se em um workshop sobre as Hidrelétricas e a Lei do Pantanal, temas que estarão em evidência nos ciclos de discussões aberto ao público durante o Congresso, nos dias 9 e 10.

A pesquisadora da Embrapa Pantanal e do curso de Geografia da UFMT, Débora Calheiros, deu início nas atividades abordando os potenciais gerados pelas hidrelétricas em confronto aos impactos por elas gerados. Segundo Débora, há uma previsão de 135 empreendimentos ligados à essa fonte de energia e 44 já implantados que representam 70% do potencial da Bacia do Alto Paraguai. Os 30% restantes representariam apenas 2% de energia do país. “Esse percentual já está contribuindo para a geração de energia do país, e se for aumentado prejudicará a atividade pesqueira e a renovação das pastagens, essenciais para a pecuária. A economia de uma sociedade depende da saúde ambiental”, afirmou a pesquisadora.

No período da tarde a técnica da Coordenadoria de Ecossistemas da Sema, Gabriela Priante, apresentou aos participantes a Lei do Pantanal em sua origem, conceitos, aplicações, entre outros pontos. “Quando soubemos da existência desta Lei criamos um grupo virtual para discussões dos dispostos nela e vimos no I CONBRAU a oportunidade de estender essa discussão e promover melhorias”, disse Gabriela. A exemplo do que ocorreu nesta manhã, os profissionais discutiram o assunto, expondo suas opiniões sobre os critérios que poderiam ser adicionados e os que poderiam ser retirados da Lei do Pantanal.

O I CONBRAU abre oficialmente sua programação nesta quarta-feira (8), às 19h, no Centro de Eventos do Pantanal com palestra sobre o Código Florestal, ministrado pelo professor e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas, Wolfgang Junk. O Código é um tema atual e que ainda não abrange as Áreas Úmidas (AUs). Durante os dias 9 e 10 um amplo leque de palestras contemplam os participantes do evento que encerra as atividades diárias com um ciclo de discussões, sobre os temas Hidrelétricas e o Pantanal e Uma Lei para o Pantanal, respectivamente.

A realização do evento é do Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e, Áreas Úmidas (INAU), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sesc Pantanal, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat),Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da organização ambiental The Nature Conservancy.

Mais informações pelo site www.pantanalmais10.org.br ou pelo telefone (65) 3664-1121.

msnoticias.com/KF

ciclos de discussões, workshop, hidrelétricas, lei do pantanal, energia, saúde ambiental

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens