Terça-Feira 02/09/2025 23:27

Centro Penal da Gameleira faz análise e cria novas regras para detentos

Estado - Ações Policiais - Regras para Detentos

Foto: Agepen

O Centro Penal e Agroindustrial da Gameleira realizou uma força-tarefa para analisar o tempo médio gasto por um detento que cumpre pena em regime semiaberto e que trabalha em empresa fora do presídio para chegar ao local de trabalho e retornar a unidade após no fim do dia.

O principal objetivo do estudo foi adequar os horários de entrada e saída de 290 internos, através de um mapeamento de localidade, distância e meio de transporte utilizados pelos reeducandos.

O tempo estipulado interiormente, para que o detento se reapresentasse na unidade após a jornada de trabalho externa variava de uma a três horas, sem levar em conta a distância percorrida do local de trabalho até o Centro Penal, condizente apenas com o meio de transporte utilizado pelos detentos.

Através do levantamento realizado por técnicos, direção de plantões, chefia e direção do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira foi feito um mapeamento das empresas, a distância de cada uma delas partindo da unidade e o tempo médio de cada itinerário, visto que a empresa contratante é responsável pelo monitoramento da locomoção do interno durante o expediente de serviço.

Numa segunda etapa foram confirmados os meios de transportes utilizados pelos detentos e somente após a coleta dos dados foram estipulados horários de retorno dos internos a unidade penal.

Cerca de 85% dos intervalos sofreram alterações após o estudo e novos horários foram estipulados. A medida visa assegurar o cumprimento do horário de liberação.

De acordo com o diretor da Gameleira Tarley Cândido Barbosa o estudo partiu da necessidade de readequação do tempo de deslocamento dos detentos para o trabalho e retorno a unidade penal.

“Detectamos que alguns internos precisavam um tempo menor do que o estipulado anteriormente e outros maior. A nossa preocupação era de que este período em que estavam fora da unidade e dentro do horário permitido para se apresentar, fosse utilizado de forma errada, encontramos alguns deles bebendo em bares da Capital”, explica Tarley.

Gameleira

A Gameleira também possui 190 detentos que trabalham internamente na cozinha, fábrica de cadeira de fio, serralheria de carteira e cadeira, fábrica de pavers (peças pré-moldadas de concreto destinadas a calçamento), horta, lavoura e um cinturão de eucalipto com três mil pés já plantados e mais 1,5 mil mudas.

Para o diretor da unidade o trabalho dentro ou fora da unidade traz inúmeros benefícios aos internos, além de renda para a família e possibilidade de remissão de pena. “Este processo todo inibe a criminalidade, proporciona uma maior inserção social e resgate do ser humano”, conta Tarley.

Outras três empresas de artefatos de cimento, containers e portão de elevação estão sendo implantadas no Centro Penal. Atualmente a Gameleira comporta 545 detentos.

 

Luciana Bonfim/Notícias MS/JE

Centro Penal Agroindustrial, Gameleira, força-tarefa, tempo médio, detento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens