Quinta-Feira 04/09/2025 18:34

Projeto Útero é Vida em Campo Grande (MS)

Estado - Saúde - Projeto Útero é Vida

Foto: senar.org.br

O projeto Útero é Vida atendeu cerca de 60 mulheres no Bairro Lageado, em Mato Grosso do Sul neste fim de semana. O projeto busca conscientizar e diagnosticar o câncer do colo do útero. A ação fez parte da “Feira de Qualidade de Vida 2012”, do Sesc em parceria com o SENAR/MS.

O câncer do colo do útero é uma doença que atinge o público feminino, principalmente entre 25 e 59 anos, ou que já seja sexualmente ativo. A enfermeira Joyce Kelly Furtado, 22, explica que na ocasião, é realizado o teste de Papanicolaou, e os resultados dos exames são divulgados 15 dias após a coleta.

Ela esclarece também, que caso haja alguma alteração nos resultados dos exames, as pacientes são encaminhadas para tratamento nos órgãos responsáveis.

A coordenadora do projeto Útero é Vida, Pauline Cury, afirma que muitas mulheres não realizam o exame por vergonha, falta de informação ou tempo para irem até uma unidade médica:

“Por meio do projeto é possível levar até essas mulheres, a oportunidade não só de realizarem os exames, mas de esclarecer e desmistificar receios”. Comprovando o relato, a dona de casa Maria José Vieira da Silva, 47, conta que faz exames preventivos todo ano, mas que ainda não tinha realizado este, por vergonha.

No entanto, ela diz que mudou de ideia porque é importante para sua saúde e pela facilidade de acesso. Mãe de quatro filhos, sendo três deles, mulheres, ela incentiva as meninas a seguirem seu exemplo e diz que fica satisfeita com projetos como esse, que contribuem para sua saúde da mulher.

O projeto Útero é Vida é uma iniciativa do SENAR/MS, que em 2011 atendeu cerca e 1.900 mulheres em 27 municípios de Mato Grosso do Sul. Em 2012 já passou por nove cidades do Estado, atendendo 650 mulheres.

“É a primeira vez que realizamos a Feira de Qualidade de Vida 2012 em Campo Grande, e poder contar com um projeto como esse é uma satisfação”, alega a analista da atividade de educação, saúde e assistência médica do Sesc, Michelle Peruzzo.

 

CNA/JE

projeto, Útero é Vida, mulheres, conscientizar, diagnosticar, câncer de colo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens