Imagem: fepal.org
Medo e paixão é um composto poderoso, mobilizando estados mentais recorrentes de dor e prazer, que podem se expandir até ao registro das patologias psíquicas. Uma reflexão sobre a subjetividade humana, especificamente sobre essas duas emoções básicas e inatas do ser humano, baseado no legado de Freud, é a proposta do VIII Simpósio de Psicanálise de Mato Grosso do Sul, que será realizado nos dias 17 e 18 de agosto de 2012, no auditório da UCDB.
Todos nascem com medo. E por mais que possa parecer contraditório, existem medos que são bons, pois fornecem capacidade de autopreservação. Da mesma forma que existem paixões desmedidas que podem ser perigosas.
Dessa dor sempre se quer sofrer mais, pois ela tanto exalta quanto vicia, afirmam os poetas, os artistas, todos os especialistas da sensibilidade e o senso comum. E assim o medo, emoção básica, infiltra a alma e sugere o terror negro da morte quando a paixão nos toca e nos confunde ao ser amado.
“A Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul (SPMS) escolheu essa temática para seu simpósio de 2012, esperando que possamos explorar juntos essa vertente de emoções que tanto nos limitam como nos fazem transcender e nos sentir humanos”, explica a Presidente da entidade, Lenita Nogueira Osório Araujo.
O tema será detalhado em conferência, cursos e mesas redondas, debatendo as diversas nuances do Medo e da Paixão como: a paixão pela vida/amor/amizade/criação, Medos e Paixões na infância e adolescência, na vida adulta e no envelhecimento, bem como na profissão e nos relacionamento. Ciúmes, inveja e vingança também terão um espaço para discussão. Outra mesa redonda que promete chamar muita atenção é a de Fobias e Síndrome do Pânico. A programação completa e detalhada pode ser acessada pelo site www.spms.com.br
O evento é dirigido para profissionais da área de saúde mental, estudantes de psicologia, porém aberto para quem deseja conhecer mais e melhor sobre o assunto. As inscrições são feitas pelo telefone: (67)3325-7770.
O Simpósio conta com a parceria da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e tem o apoio da Federação Brasileira de Psicanálise – Febrapsi.
Serviço:
· Evento: 8º Simpósio de Psicanálise de Mato Grosso do Sul
· Data: 17 e 18 de agosto de 2012
· Local: Auditório do bloco B da UCDB – Campo Grande MS
· Inscrições: (67) 3325-7770 – www.spms.com.br
ENTREVISTA :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Medo e Paixão são emoções básicas que protagonizam o viver. Embora com intensidades diferentes em cada pessoa, é comum em todas. Confira o que pensa a Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul, sobre o assunto.
O que representam o medo e a paixão na vida humana? E quando podem virar um problema?
SPMS: O medo e a paixão são sentimentos humanos e fazem parte do desenvolvimento normal das pessoas, o que os tornam problemáticos é a intensidade. Por exemplo, o medo que faz com que tenhamos noção dos perigos e adversidades do ambiente em que vivemos e assim possamos nos cuidar, quando excessivo paralisa-nos. Da mesma forma a paixão, tão presente na vida humana, quando desmedida leva a pessoa a tomar decisões impensadas que podem induzir a consequências desastrosas.
Quando um medo é incontrolável? É possível se conscientizar dessa falta de controle?
SPMS: A fobia é um medo irracional de um objeto, resultando em sua evitação. A maioria das pessoas consegue levar uma vida relativamente normal por ser o objeto ou situação fóbica facilmente evitável, como o medo de viajar de avião. Outras acabam restringindo muito suas rotinas. Por exemplo na fobia social, que é o medo intenso e persistente das situações sociais nas quais a pessoa esteja exposta à observação alheia, temendo comportar-se de forma humilhante ou embaraçosa. As situações mais comuns incluem a incapacidade de falar ou apresentar-se em público, de comer, escrever ou desempenhar qualquer tarefa diante de outras pessoas. O indivíduo reconhece a irracionalidade do medo. A situação social é evitada ou tolerada com extrema ansiedade.
Qual a relação do ciúme, inveja e vingança com a paixão?
SPMS: A inveja pressupõe a relação do indivíduo com uma só pessoa e remonta a mais arcaica e exclusiva relação com a mãe. É o sentimento raivoso que pressupõe que outra pessoa possui e desfruta algo desejável, sendo o impulso invejoso o de tirar este algo ou estragá-lo. O ciúme implica uma relação com pelo menos duas pessoas; diz respeito ao amor que o indivíduo sente como lhe sendo devido e que lhe foi tirado, ou está em perigo de ser tirado por seu rival. O ciúme se baseia em suspeita e rivalidade por alguma pessoa, que é acusada de ter levado embora o objeto amado, o objeto da paixão, esta vivência é acompanhada de sentimentos de ódio e desejos de morte
Qual a diferença entre medo e frustração?
SPMS: Frustração é o que sentimos quando algo que esperávamos não ocorre. A frustração surge diante da não realização de algum desejo. Este sentimento pode então surgir de fontes externas, como por exemplo não ser promovido no trabalho, e por fontes internas como a falta de confiança em si mesmo. O embate da frustração sobre o sujeito varia de acordo com a personalidade. A assistência profissional é necessária quando a frustração causa problemas psicológicos e sofrimento. O medo segundo o dicionário Aurélio, é um sentimento de viva inquietação ante noção de perigo real ou imaginário. As situações que nos causam medo são inúmeras. Diante de tudo que é novo é natural sentirmos medo, mas também temos curiosidade e desta forma crescemos , descobrindo o que nos cerca. Mas muitas vezes somos assolados por um perigo imaginário que nos apavora e nos impede de levarmos nossas vidas naturalmente, sendo assim o medo que funcionava como um alerta diante de perigos verdadeiros entorpece-nos impedindo-nos de viver nossas vidas.
Como um indivíduo pode identificar que necessita buscar auxílio de um psicanalista? (Ou Tratamento?)
SPMS: Quando perceber que o medo começa interferir em sua vida dificultando a realização de planos causando sofrimento, chegando às vezes a se sentir impedido de vivenciar determinada situação, seja nos relacionamentos em geral, com amigos, ou no trabalho.
Como o psicanalista pode colaborar para trabalhar com os medos e paixões de um indivíduo?
SPMS: A psicanálise procura levar o individuo a um conhecimento sobre seu funcionamento psíquico, sobre as motivações inconscientes que o levam a formar um conjunto de defesas, resistências que determinam sua forma de agir diante da vida. Um trabalho analítico é voltado para obtenção de verdadeiras mudanças e ao desabrochar de capacidades, com isso a possibilidade de se libertar de medos e relacionamentos onde prevalecem uma dependência psíquica do outro, como no caso de determinadas paixões.
msnoticias.com/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
| Moeda | Taxa R$ |
|---|---|
| Dólar | 5,399 |
| Euro | 6,203 |
| Franco suíço | 6,672 |
| Yuan | 0,757 |
| Iene | 0,035 |
| Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito












