Quinta-Feira 03/07/2025 15:45

Mato Grosso do Sul: Cooperativismo é tema de palestra no Rotary Club de Amambai

Cooperação Técnica - Qualidade de Vida

Imagem: amambainoticias.com.br

2012 foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para ser o Ano Internacional das Cooperativas. Nada mais justo, já que o cooperativismo é um movimento que gera qualidade de vida para cerca de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo.

Cooperar é uma atitude, é agir de forma coletiva com os outros; trabalhando juntos em busca de um mesmo objetivo.

Visando ampliar o conhecimento sobre sistema de cooperativas e sobre cooperativismo, o Rotary Club de Amambai promoveu este tema em sua reunião ordinária desta sexta-feira (27).

Para abordar o assunto, foi convidado o assessor técnico do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), seção de Mato Grosso do Sul, Fabrício Soares Rodrigues. Ele é bacharel em Gestão de Cooperativas, pela Universidade Federal de Viçosa, e pós-graduando em Gestão Estratégica de Cooperativas, pela USP (Universidade de São Paulo).

Fabrício palestrou sobre “Cooperativismo como Forma de Organização, 2012 Ano Internacional das Cooperativas. Ele enfatizou que “onde todos cooperam, todos ganham (...) cooperação depende da participação e envolvimento de todos”.

O palestrante apresentou nos aspectos da origem das cooperativas, o diferencial entre as cooperativas e as empresas, a finalidade da proposta e a sua gestão.

No Brasil, existem cerca de 6.500 cooperativas, com 10 milhões de cooperados gerando cerca de 300 mil empregos. No Mato Grosso do Sul, são 100 cooperativas, aproximadamente 106 mil associados e uma geração de 4.500 empregos. Os dados são da OCB.

Estes números representam 4% da população economicamente ativa do Brasil participando de uma cooperativa; em alguns países, como a Finlândia, este índice chega a 70%.

Participaram ainda como convidados da reunião Zenóbio Francisco Festa, representando a Cooperativa Coamo, e Orlando Zimmermann, Joel Casali e Daiane Garbin, representando o Sicredi.

Para a presidente do Rotary Club de Amambai, Viviane Viaut Moreira, a palestra proporcionou maior conhecimento sobre o tema e uma aproximação de objetivos entre o cooperativismo e o Rotary. “O Rotary tem muito da filosofia do cooperativismo; que é a diminuição da pobreza em todo mundo; além disso, os rotarianos trabalham coletivamente com objetivos comuns”, falou ela.

Sobre o cooperativismo

O cooperativismo teve origem na Inglaterra por iniciativa de operários da cidade de Rochdale, que, prejudicados pelo novo modelo industrial – em que as máquinas substituíram o trabalho artesanal e algumas atividades - procuraram outras formas de garantir o sustento de suas famílias.

A decisão de criar uma sociedade de consumo baseada no cooperativismo puro partiu desse grupo de trabalhadores, e, em 1844, originou a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Limitada, um armazém comunitário. Onze anos após a fundação, a organização já contava com 400 sócios.

Desde então, o cooperativismo cresceu pelo mundo, e as normas definidas por aqueles tecelões passaram a nortear as ações das cooperativas em todo o mundo.

Atualmente o cooperativismo está presente em mais de 100 países e soma mais de 1 bilhão de cooperados em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 100 milhões de postos de trabalho em todo o mundo.

O que é o ano internacional das cooperativas?

O Ano Internacional das Cooperativas é fruto da estreita relação entre a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unida (ONU), que têm como objetivo comum buscar o desenvolvimento econômico sustentado, a mitigação da pobreza e a intercooperação. Dessa aproximação, resultou, em 2009, a Resolução A/RES/64/136, que institui o ano comemorativo. O slogan escolhido para nortear as ações de 2012 foi “Cooperativas constroem um mundo melhor”. A temática reflete não apenas o espírito cooperativista, mas também o compromisso do segmento com o desenvolvimento global. Com isso, a ONU sugere ações ligadas ao empoderamento feminino, à inclusão de jovens e no mercado de trabalho e ao empreendedorismo, que mostram o cooperativismo como instrumento para geração de renda e, consequente, redução da pobreza.

Dentre outros objetivos, destaca-se:

Aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e os benefícios aos seus membros, a contribuição para o desenvolvimento social e econômico e a integração com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio;

Promover a conscientização na rede global sobre o cooperativismo e seus esforços para fortalecer as comunidades, democracia e paz;

Promover a criação e crescimento de cooperativas e ações para atender às necessidades socioeconômicas do setor;

Encorajar os governos para estabelecer políticas, leis e regulamentos que levam à criação, crescimento e sustentabilidades das cooperativas.

cooperativismo.org/KF

qualidade de vida, sistema de cooperativas, Rotary Club, reunião, empresas, OCB

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,410
Euro 6,357
Franco suíço 6,800
Yuan 0,755
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens