Quarta-Feira 03/09/2025 19:32

MPT vê risco à segurança e à saúde de operários de confecção

Estado - Saúde - Operários em Risco de Saúde

Foto: MS Notícias

Empregados da unidade da confecção Bumerang-Jetline, localizada em Campo Grande, foram flagrados durante visita técnica do Fórum de Saúde, Segurança e Higiene de Mato Grosso do Sul (FSSHT-MS), realizada no dia 26 de julho, laborando sob calor intenso, em corredor inadequado e sem circulação de ar. Por causa dos riscos à saúde e segurança dos 25 trabalhadores, o Ministério Público do Trabalho (MPT) notificou a empresa, em caráter de urgência, a adequar as instalações.

A confecção funciona em um galpão estreito, sem janelas, com apenas um portão de acesso, localizado na Avenida Eduardo Elias Zahran, sem rota de fuga para situações de emergência, como incêndios.

Hoje, no local, existe uma rampa íngreme, que é também utilizada como entrada para descarregar as peças. Não há saídas de emergência.

No local, não há vestiários nem espaço adequado para as refeições. Os trabalhadores se alimentam nas mesas de trabalho, em meio às peças de roupa e materiais.

Em relação à estrutura, a edificação foi considerada inadequada pela perícia do MPT, com instalações elétricas em condições inseguras de funcionamento, sem segurança, conforto e salubridade.

Na unidade, não existem medidas de prevenção contra incêndios, nem os programas de prevenção de riscos ambientais e de controle médico de saúde ocupacional.

O espaço físico é inadequado à quantidade de pessoas e à natureza do trabalho executado. O trabalho é realizado em bancadas que não proporcionam condições de boa postura, visualização e operação, conforme regulamentam as normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Conforme acrescenta o procurador do trabalho Cícero Rufino Pereira, “o trabalho no setor de bordados é realizado em pequena sala fechada, sem janelas, ar condicionado ou mesmo um simples ventilador e sob um barulho ensurdecedor, podendo levar os trabalhadores a desmaio”.

A unidade é responsável pelo acabamento das peças das marcas Bumerang e Jetline produzidas na fábrica localizada no município de Novo Horizonte do Sul. Anteriormente, a fábrica funcionava em Campo Grande, na Avenida Gury Marques, na saída para São Paulo.

Com a mudança, parte dos empregados foi deslocada para esse novo espaço em condições inadequadas, “trabalhando em condições degradantes”, conforme constatou o procurador do trabalho Cícero Rufino Pereira.

Algumas costureiras, contratadas há mais de 10 anos pela empresa, também estão em desvio de função, fazendo acabamento das peças, o que é atividade de auxiliar de costura.

Segundo relatos, elas também são responsáveis por descarregar o material na unidade. Há trabalhadora com crise de alergia pela poeira e insalubridade do local.

A notificação recomenda que a empresa adeque imediatamente as instalações, sob pena de arcar com responsabilidade civil, administrativa e penal.

“É inadmissível que em pleno século XXI, uma empresa de confecção de renome submeta trabalhadores a um regime que beira à escravidão, no centro de Campo Grande. Isto é uma alerta para autoridades que concedem incentivos fiscais para este setor”, ressaltou o procurador Cícero Rufino.

 

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

empregados, unidade, confecção, flagrados, visita técnica, FSSHT-MS, calor

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens