Domingo 16/06/2024 11:28

Vivo lidera ranking de reclamações da Anatel no Estado

Estado - Geral - Telefonia Celular

Imagem: midianews.com

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Mato Grosso, revelam que a operadora Vivo lidera o ranking das reclamações dos consumidores em relação à telefonia celular.

A "cobrança indevida" é a principal queixa dos clientes, seguida pelos quesitos "habilitação" e "atendimento".

No relatório, feito do início deste ano até o último dia 25 de julho, do total de 5.869 queixas, 2.033 foram reclamações relacionadas à operadora.

Em Cuiabá e Várzea Grande, foram computadas 619 reclamações contra a Vivo.

A Claro é a segunda colocada em reclamações, com 1.704 registros. Somente em Cuiabá e Várzea Grande, foram 1.104 queixas.

A Oi BRT registrou 1.178 reclamações, sendo 290 em Cuiabá e Várzea Grande.

Já a TIM, única empresa que foi obrigada a suspender a comercialização de linhas de telefonia celular e internet no Estado, foi a que menos recebeu reclamações, neste semestre.

Contra a TIM, em todo o Estado, foram registradas 692 queixas; destas, 328 foram em Cuiabá e Várzea Grande.

Dados do Procon

O Procon de Cuiabá contabilizou 535 reclamações referentes à telefonia celular, no primeiro semestre deste ano.

Reclamações sobre cobrança indevida lideram a lista, com 318 queixas. Vício de qualidade - serviço mal executado, inadequado, impróprio - ficou na segunda colocação, com 57 reclamações.

O não fornecimento do serviço – entrega, instalação, não cumprimento da oferta – teve 26 reclamações.

O órgão não fornece a listagem com a identificação das operadoras reclamadas.

As queixas mais frequentes dos consumidores estão relacionadas com cobranças indevidas, qualidade no atendimento, inclusão indevida nos serviços de proteção ao crédito, problemas com cartões pré-pagos e planos de serviços.

Instruções

O gerente de conciliação do Procon, Eduardo Reis Latorraca, disse ao MidiaNews que é imprescindível que os clientes entrem em contato com as operadoras, exponham o problema e cobrem uma solução.

Caso o problema não seja solucionado, o protocolo gerado pela ocorrência mostra que a operadora está ciente da situação e pode ser acusada de omissão.

“O número de protocolo, além de ser prova que o cliente buscou uma solução com a operadora, serve de registro para saber quais os pontos que as empresas tem que melhorar”, explicou.

Latorraca explicou ainda que registrar a reclamação na Anatel e Procon faz com que situações desconfortáveis acabem gerando indenizações aos consumidores.

“Geralmente, os atendimentos duram 15 dias, um mês... A empresa vai preferir resolver no Procon, para evitar uma ação judicial. O cliente pode entrar com uma ação na Justiça, mesmo tendo reclamado no Procon. Em alguns casos, rende indenização por danos materiais e morais. As operadoras, além de lojas de revenda, deveriam ter locais de assistência ao consumidor”, disse.

O gerente acredita que o grande problema é a falta de suporte das operadoras, pois o aumento do número de clientes não é acompanhando pela qualidade dos serviços.

“As operadoras vendem mais do que podem suportar. A maioria das reclamações é por cobrança de serviço indevido. Mas, sabemos que completar ligações é outro problema da operadora”, disse o gerente.

Sem sinal

O consultor de automação comercial Joaquim Cássio de Pinto de Sousa, que usa a operadora Vivo, disse que, além da queda de sinal quando está falando ao celular, a pior situação são as "zonas de sombra", locais dentro da cidade onde a operadora não funciona, e os valores das tarifas.

“É frustrante pagar por um serviço e não poder usar. Em determinadas regiões da cidade, os sinais não funcionam. Um exemplo: quando ficamos em lugares com muita gente, aparentemente, as torres não funcionam. O Governo também devia cobrar a diminuição das tarifas”, argumentou.

Proibição de venda

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) suspendeu a comercialização de linhas de telefonia celular e internet da TIM em Mato Grosso.

A medida faz parte de uma ação que atinge a 19 estados e as operadoras Oi e Claro. Elas deverão apresentar um plano de investimentos em até 30 dias, que deve tratar, principalmente, da qualidade da rede, completamento de chamada e diminuição de interrupção de serviços.

As empresas que não cumprirem a decisão de suspensão das vendas deverão pagar multa de R$ 200 mil por dia.

Além da TIM em Mato Grosso, a venda de linhas está suspensa em Santa Catarina, Sergipe e São Paulo para a Claro.

Para a operadora Oi, a proibição vai ser nos estados do Amazonas, Amapá, de Mato Grosso do Sul, Roraima e do Rio Grande do Sul.

Na TIM, não poderão ser feitas novas vendas no Acre, em Alagoas, na Bahia, no Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, do Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, em Rondônia e no Tocantins, além de Mato Grosso.

As operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC também deverão apresentar plano nacional, mas sem a suspensão dos serviços. Caso contrário, poderão sofrer uma ação da Anatel que, em último estágio, acarretará a suspensão dos serviços.

midianews.com/KF

telefonia celular, ranking das reclamações, consumidores, cobrança indevida, internet

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens