Itaporã expõem na Casa do Artesão em Campo Grande
Cultura - Artesanato, Doces e Cultura Musical
Imagem: artenacozinha.com
A prefeitura Municipal de Itaporã, através da Getcel – Gerência de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, expõem na Casa do Artesão, em Campo Grande, os doces artesanais da Amrest (Associação de Mulheres Empreendedoras de Santa Terezinha), e os Oratórios do artesão Edinaldo Mendes. A solenidade de abertura contou com a participação do Cantor e Compositor itaporaense Rafaell Sá.
Segundo a gerente de Cultura Keile Anne Sampaio, Itaporã está trazendo para esta exposição o que é de mais relevante no município. “Estamos apresentando o que tem de melhor em Artesanato, Doces e Cultura Musical, buscando com isso valorizar e difundir a nossa cultura para todo estado, cumprindo nosso papel de fomentar a cultura nas suas mais diversas formas de manifestação”, disse Keile Anne.
“Essa exposição vem mostrar que Itaporã tem inúmeras potencialidades, e com a parceria da Fundação de Cultura, passamos a ganhar destaque no cenário estadual”, disse o prefeito Marcos Pacco.
Já o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, professor Américo Calheiros, agradeceu a parceria existente com o município de Itaporã, pois muitos municípios fecham as portas para a Fundação, deixando a cultura perecer. “Parabenizo a administração de Itaporã, pois sempre caminhamos juntos. Agora muito mais, com essa mostra, podemos ver que houve o resgate dos tradicionais “doces da vovó” através das mãos das mulheres empreendedoras do Doce Conquista, a confecção de oratórios, uma arte que quase não se vê, agora eternizada por Edinaldo Mendes, e também a música raiz composta e cantada por Rafaell Sá. Isso prova que nossa parceria sempre deu certo”, disse Américo Calheiros.
Doces de Itaporã
Doce Conquista é o nome das delícias produzidas pelas artesãs da Amrest – Associação de Mulheres Empreendedoras da Gleba Santa Terezinha.
A Associação de Mulheres Empreendedoras da Gleba Santa Terezinha (Amrest), localizada em Itaporã, reúne cinco associadas que há mais de seis anos produzem doces à base de goiaba de forma totalmente artesanal, se destacando no cenário da agricultura familiar da região Sul do Estado.
Recentemente as delícias produzidas pelas artesãs ganharam nova rotulagem, fruto das oficinas desenvolvidas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com o apoio da Gerência de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Com isso os doces, geleias e outras guloseimas ganharão espaço em feiras nacionais e em todos os hotéis e lojas conveniados durante a Copa do Mundo no Brasil.
Essa nova rotulagem marcou o inicio de uma nova fase para as associadas, que poderão expandir o gosto pelo doce sabor da nossa culinária interiorana. Sabor este que já pode ser encontrado agora, também, na Casa do Artesão em Campo Grande.
agorams.com/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão