Segunda-Feira 13/10/2025 18:10

Com processos na internet, TRT deixa de usar 3 toneladas de papel e reduzirá tempo de ação

Ações Judiciais - Nova Era

Imagem: capitalnews.com.br

O TRT-MS (Tribunal Regional do Trabalho em MS) inicia hoje (20) uma “nova era” de trabalho e acesso a Justiça com a instalação do PJe (Processo Judicial Eletrônico) na ação deste setor do Poder Judiciário no Mato Grosso do Sul. A morosidade nas ações trabalhistas deve cair ao menos 40% e haverá economia em recursos financeiros, de 50% no tempo de julgamento e de cerca de três toneladas de papel ao ano, que são dispensados na constituição dos processos. Os dados são alguns pontos comemorados e estimados em uma melhoria significativa do Tribunal, apontou o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro João Oreste Dalazen, na manhã desta sexta-feira (20) me Campo Grande.

“Este projeto traz justiça social a quem procura esta instancia do judiciário e por consequência um ganho socioambiental a toda a população, advogados e servidores do órgão. Todos terão maior acessibilidade a Justiça, podendo acessar e pleitear a ação de sua casa. Justiça ágil é justiça distribuída celeremente – rapidamente – Teremos. Isto sem contarmos que são retirados de circulação 2,9 toneladas/ano de papel, que perfaz uma floresta de 50 mil árvores. É um projeto socioambiental indelével”, avalia o ministro.

Dalazen, acompanhado do desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida, presidente do TRT-MS, ativou na sede do Tribunal na Capital, o sistema de processos judiciais por meio eletrônico, na internet, nesta manhã. Assim, a Justiça do Trabalho no Estado irá substituir o papel por um sistema de informática fácil e seguro. “Além de acabar com a “montanha” de papel, haverá mais rapidez às decisões judiciais e ampliação das formas de acesso à Justiça com segurança comprovada, pois o sistema é indefazável”, apontou.
Tempo de processo cairá de três para um mês

O presidente do TRT-MS, comentou que a implantação será gradativa, fazendo com que o PJe passe a gerar uma série de benefícios para todos os usuários da Justiça Trabalhista, entre as partes envolvidas, advogados, magistrados e servidores. Mas que já dá para se prever que haverá uma economia de no mínimo 50% no tempo da ação com o fim do trabalho braçal.

“Hoje, já somos a mais rápida parte da Justiça, onde os processo duram ente três a quatro meses para ser julgado. E com PJe prevemos que vai cair para um mês. Com isso as 1,5 mil ações ao ano só na Capital, será rapidamente resolvida. Vamos substituir o trabalho braçal, que demorava em juntar 50,100,200 folhas, numerá-la uma por uma, redigir ofícios as partes, tudo isso vai estar na internet a todos a qualquer tempo. O tempo cai em 50% em previsão mínima, que pode ser maior”, planeja o desembargador de MS.
 

Almeida cita outro exemplo que será um ganho a qualidade de saúde aos servidores e advogados. “Todos vivenciarão mudanças que refletirão, entre outros ganhos, na redução do trâmite do processo e seu estresse. Haverá melhor controle de tarefas e prazos em maior segurança. O fim do manuseio de processos, que com o tempo acumulam poeira, deixando de ser transportado, os autos de um lugar para outro e até perdidos às vezes”, relatou.

Pioneira

A Justiça do Trabalho em todo o país está se transformando e foi pioneira com essa ação eletrônica, sendo já aplicada, com está de MS, em nove, das 24 regiões do país. “Temos já absoluto sucesso em outras oito regiões anteriores nos TRTs pelo Brasil. Onde todos já querem ampliar e todos querem a expansão aos 91 tribunais. É o novo, moderno, marcante na estória da Justiça brasileira. Somos o 1º do sistema judiciário nacional a contar com todo processo eletrônico e uniforme-uno. Já são algumas dezenas de Tribunais. São ao menos nove Estados, pois os TRTs são divididos por região, qeu em alguns casos tem mais de um Estado na região”, explicou o ministro.

capitalnews.com/KF

nova era, processo judicial eletrônico, economia em recursos financeiros, julgamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens