Laticínios de MS aproveitam congresso para fechar negócios
Estado - Negócios - Empresários da Indústria de Laticínios
Imagem: fiems.org.br
O 29º Congresso Nacional de Laticínios, realizado em Juiz de Fora (MG), serviu para a prospecção e fechamento de negócios para o grupo de empresários da indústria de laticínios de Mato Grosso do Sul que integrou a missão organizada pelo Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado) com apoio da Fiems e Sebrae/MS. Além disso, o evento, promovido de 16 a 19 de julho, possibilitou aos empresários a participação em palestras voltadas para o segmento e cursos, bem como visitas técnicas e exposição de produtos e máquinas durante a 40ª Expomaq (Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista) e a 39ª Expolac (Exposição de Produtos Lácteos), realizadas paralelamente ao Congresso.
Para o empresário José Miguel Nantes, do Laticínio Tradicional, de Campo Grande (MS), a iniciativa do Silems resultou na concretização de bons negócios. “Essa foi a primeira vez que eu vim e considerei a viagem muito proveitosa, pois consegui adquirir uma seladora de mussarela, um tanque salga e uma prateleira para secagem. O investimento feito ficou com um valor 20% menor que o preço que eu pagaria fora da feira. Penso que com iniciativas assim, o Silems está no caminho certo”, avaliou.
Pedro Guerbas Filho, da Alvorada Laticínios, de Camapuã (MS), considerou a viagem fundamental. “Foi um evento indispensável para o segmento, principalmente, com relação aos contatos, pois, até mesmo quem não fechou negócios, conseguiu fazer esses contatos. Tivemos oportunidade de conversar com empresários de outros Estados e até mesmo da Argentina. Além disso, vimos as novidades em maquinários. Realmente valeu a pena”, reforçou.
O empresário José Oliveira, do Laticínio Yolac, de Campo Grande (MS), aproveitou a visita à 40ª Expomaq para adquirir uma seladora para contribuir com a sua produção diária de 300 peças, incluindo mussarela e ricota. “Com a aquisição da máquina, pretendemos ampliar em pelo menos 30% a nossa produção”, informou, completando que conseguiu adquirir a seladora com um valor 20% menor. “Valeu muito a pena ter vindo participar desse evento”, reforçou, explicando que o equipamento adquirido fecha as embalagens a vácuo e tem capacidade para fechar 160 pacotes por hora.
Já Djonni Gonçalves, do Laticínios Alvorada, de Nova Alvorada do Sul (MS), disse que levantou os preços de vários equipamentos, como o monobloco, embaladeira para mussarela, além de produtos e equipamentos para laboratório. “Nós produzimos diariamente 100 peças, incluindo mussarela e provolone e precisamos adquirir algumas máquinas. Os preços estão bem em conta, mas vamos analisar a viabilidade. É importante estarmos atentos às novidades do mercado”, pontuou.
Avaliação
Segundo a presidente do Silems, Milene Nantes, a viagem proporcionou aos empresários um conhecimento mais aprofundado sobre a atividade. “Além disso, muitos fecharam negócios e adquiriram máquinas e equipamentos, com certeza a parceria valeu muito a pena”, declarou. Já o empresário Edgar Pereira, da Imbaúba, de Campo Grande (MS), destacou o entrosamento do grupo e o leque de oportunidades para conhecimento e aquisição de equipamentos.
“A participação dos empresários foi importante por conta de oportunizar a participação nos cursos de atualização e o acesso aos equipamentos modernos. Sem contar a exposição de lácteos, na qual pudemos ver a diversidade dos produtos e outros aspectos importantes como as embalagens mais atraentes”, disse. Evando Nunes Santos, do Laticínio Flor de Leite, de Dourados (MS), ressaltou a importância do Sindicato na organização de viagens como essa. “Por meio do sindicato a viagem fica mais facilitada. Vale a pena participar, principalmente, porque o contato com outros empresários nos ajuda a resolver problemas que são comuns às fábricas”, avaliou.
O grupo também fez uma visita técnica à Gemacom Tech, uma das principais indústrias brasileiras na área de produção de ingredientes lácteos, e ainda participou do curso sobre qualidade na indústria de laticínios, oferecido pela Hexis Científica, empresa de produtos para laboratório, pesquisa e desenvolvimento na indústria. A Gemacom Tech oferece para as indústrias do segmento alimentício produtos como amidos modificados, corantes, proteínas lácteas concentradas associadas a amidos modificados, estabilizantes e espessantes, geleias, coberturas e recheios, misturas em pó aromatizadas, pastas de queijos e condimentos e preparações de frutas.
Na avaliação da presidente do Silems, Milene Nantes, a visita ao local foi fundamental, pois muitos laticinistas adquirem esse tipo de produtos e não tinham a menor noção de como eles eram fabricados. “Levar o empresário até a fábrica oportuniza um conhecimento mais detalhado sobre os produtos, dando ainda mais segurança”, declarou. Já o empresário Evando Nunes Santos, do laticínio Flor de Leite, de Dourados (MS), contou que essa é a 3ª vez que visita a fábrica. “Já vim aqui antes e toda que vez que venho vejo novidades, algumas vou, aos poucos, implantando no laticínio. Uma delas foi o espaço de descanso para os funcionários”, disse.
O também empresário José Antônio Arantes Gonçalves, do Laticínio Alvorada, de Nova Alvorada do Sul (MS), destacou que a visita despertou a atenção em todos os aspectos, principalmente, por ter cada setor muito bem organizado. “Eu acho que a visita foi muito satisfatória, pois conhecemos a linha de produção de uma indústria de renome nacional”, pontuou. A médica-veterinária Juliana Moraes de Oliveira, do Laticínio Coopavil, de Nova Andradina (MS), também aprovou a iniciativa. “É uma realidade muito diferente da nossa, pois no Estado produzimos mussarela, mas ainda assim valeu a pena vir até aqui”, disse Juliana de Oliveira.
msnoticias.com/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito