Terça-Feira 02/09/2025 21:56

Soja guaxa mantém viva ameaça da ferrugem asiática em Mato Grosso

Estado - Agricultura - Ferrugem Asiática

Foto: MT Agora

Às margens das rodovias de Mato Grosso ‘pequenas lavouras’ de soja, plantas em estágios diferentes de crescimento e até mesmo atingindo a floração, alerta para a existência das chamadas plantas guaxas, responsáveis por manterem vivas uma das maiores ameaças ao sojicultor: a ferrugem asiática.

Cenas constatadas nas últimas semanas durante ações de fiscalização pelo coordenador da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura em Mato Grosso, Wanderlei Dias Guerra, e que dão o tom de alerta para o setor produtivo estadual. Na unidade federada o plantio da oleaginosa está proibido, atendendo ao período de vazio sanitário, um mês em vigência.

Conforme Guerra, as plantas aproveitam as condições ideais para sobreviverem e acentuam o grau de risco para a próxima safra.

“Temos uma condição de umidade espetacular. Tem planta de soja já florescendo, plantas novas já com ferrguem e um aspecto que vai levar a sobrevivência da doença”, comenta.

Somente na última safra em Mato Grosso - estado que mais produz oleaginosa no Brasil - a ferrugem reduziu os ganhos no campo em produção e produtividade.

O ciclo anteriormente projetado em 22 milhões de toneladas na safra 2011/12 encerrou em 21,3 milhões de toneladas, segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja). Baixa especialmente vinculada à doença.

Esporos do fungo causador da ferrugem foram identificados pelas regiões norte e sul, especialmente entre Rosário Oeste e Sinop. Além disso, vistos também em cidades como Jaciara, Dom Aquino e Campo Verde, aponta Wanderlei Guerra, do Mapa.

Pesquisadora da Embrapa Soja, Claudine Seixas lembra que os riscos associados à soja guaxa devem-se ao fato de as plantas hospedarem o fungo Phakopsora pachyrhizi.

“O fungo que causa a ferrugem sobrevive somente em plantas vivas e a soja é o hospedeiro. Se tem a soja guaxa permite que dure e quando tem a semeadura da safra a doença pode ocorrer”, frisou, em entrevista.

Em Mato Grosso até o vazio sanitário segue até 15 de setembro. Mesmo período também para Rondônia, Mato Grosso do Sul e Paraná, segundo a Embrapa. “Com o vazio de um ano para o outro vimos a situação mudar favoravelmente. Infelizmente não temos como erradicar a doença do país, mas adotamos as estratégias para diminuir os riscos”, observou Claudine Teixeira.

Fiscalização

Durante a proibição ao plantio, agentes do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) vão percorrer as propriedades para verificar o cumprimento da medida. Pelo menos 50 fiscais do Indea devem visitar propriedades durante os 90 dias de vigência.

Em 2011, 2.813 propriedades foram fiscalizadas durante o intervalo. Ao todo, 331 foram notificadas pela existência das plantas involuntárias e outras 40 multadas pela não eliminação.

A soja é atualmente o principal item comercial do agronegócio matogrossense. Em 2011/12 pelo menos 88 focos da doença foram contabilizados por meio do Consórcio Antiferrugem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O número deixou a unidade federada na segunda posição do ranking nacional, encabeçado por Goiás, que durante a safra contabilizou 108 casos.

 

Leandro J. Nascimento/G1/JE

margens, rodovias, pequenas lavouras, soja, plantas, estágios, crescimento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens