Aral Moreira pode se transformar no polo da indústria da Moda Country no MS
Geral - Aral Moreira da Moda Country
Foto: Divulgação
O município de Aral Moreira, localizado na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai pode se transformar no polo estadual da moda country.
Esta é a perspectiva do consultor empresarial José Vitorino Damasceno que está coordenando o projeto de implantação do Centro de Formação Profissional do Vestuário, o ARAL VEST.
O Centro de Formação Profissional do Vestuário de Aral Moreira que já está em funcionamento há duas semanas possibilitará a formação de mão-de-obra especializada para a futura indústria de confecção que está sendo implantada no município.
Damasceno acredita que ainda este ano mais duas indústrias de confecção serão instaladas em Aral Moreira o que chamará a atenção do município para empresários de outros estados que estão em busca de regiões que oferecem mão-de-obra qualificada e logística de transporte e comunicação.
O consultor acredita que a figura do médico-veterinário Fael Cordeiro, que venceu o Big Brother da Rede Globo este ano, e que veste a moda country pode ajudar com sua imagem na transformação de Aral Moreira na capital da “moda country” em Mato Grosso do Sul.
Damasceno disse que com a ajuda de Fael que está levando o nome de Aral Moreira para todo o país e com o empenho da Administração Municipal o sonho deste “polo” pode ser concretizado num curto espaço de tempo.
O Centro de Formação, segundo informou o consultor José Vitorino Damasceno, tem como objetivo a qualificação de operadores de maquina industrial polivalente para suprir necessidade de mão-de-obra para as indústrias do vestuário que deverão instalar no município as suas unidades de produção.
Essas indústrias, segundo ele, virão de cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul devido às dificuldades de mão-de-obra nas suas bases, serão qualificadas num primeiro momento cem pessoas com garantia de contratação de 50% dos trabalhadores conforme o desenvolvimento de suas habilidades.
O Centro de Formação foi criado com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social, SINDVEST (Sindicato da Indústria do Vestuário e FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).
A secretária Municipal de Assistência Social Sueli Valota comemorou mais esta conquista para população de Aral Moreira que terá mais opções no mercado de trabalho.
“Com o Centro de Formação e depois com a implantação da indústria do vestuário serão gerados centenas de empregos diretos e indiretos que possibilitarão a melhoria da qualidade de vida da população e mais dinheiro circulando no comercial local além de reduzir a pobreza no município”, afirmou Sueli.
Eloyr Lima de Carvalho Vilhalba, secretária municipal de Fazenda e Planejamento afirmou que a transformação de Aral Moreira em polo de confecção mostra o compromisso da atual administração em garantir a sustentabilidade do município aliado a produção de grãos.
Sueli Valota disse também que “através da geração de empregos nossa população melhora as condições de vida, pode sonhar com novos projetos ao mesmo tempo em que se distância de um passado onde o assistencialismo tinha mais valor que a geração de empregos.
ARAL-VEST
“Não basta dar o peixe, é necessário ensinar a pescar”. Este é o propósito do ARALVEST, disse o consultor José Vitorino que tem como objetivos: Propiciar a criação de empreendimentos de pequenos portes geradores de empregos e renda; Possibilitar a prática das vantagens que ele oferece bem como a preparação e desenvolvimento de famílias empreendedoras através de cursos de gestão de pequenos negócios familiares; e Contribuir para o desenvolvimento do trabalho familiar dos participantes.
O ARAL-VEST, segundo João Vitorino “está direcionado para um segmento que representa o “Calcanhar de Aquiles” das Administrações Municipais, e se propõe a minimizar os problemas sociais das concentrações urbanas, através da preparação e absorção de mão-de-obra, com a criação de Unidades de pequenos negócios na área da indústria do vestuário o que já representa uma segurança na sua realização, visto que deverá obter dos parceiros destas unidades apoio incondicional para o seu desenvolvimento.
Jornal Agora MS/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












