Sábado 22/11/2025 16:18

Aral Moreira pode se transformar no polo da indústria da Moda Country no MS

Geral - Aral Moreira da Moda Country

Foto: Divulgação

O município de Aral Moreira, localizado na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai pode se transformar no polo estadual da moda country.

Esta é a perspectiva do consultor empresarial José Vitorino Damasceno que está coordenando o projeto de implantação do Centro de Formação Profissional do Vestuário, o ARAL VEST.

O Centro de Formação Profissional do Vestuário de Aral Moreira que já está em funcionamento há duas semanas possibilitará a formação de mão-de-obra especializada para a futura indústria de confecção que está sendo implantada no município.

Damasceno acredita que ainda este ano mais duas indústrias de confecção serão instaladas em Aral Moreira o que chamará a atenção do município para empresários de outros estados que estão em busca de regiões que oferecem mão-de-obra qualificada e logística de transporte e comunicação.

O consultor acredita que a figura do médico-veterinário Fael Cordeiro, que venceu o Big Brother da Rede Globo este ano, e que veste a moda country pode ajudar com sua imagem na transformação de Aral Moreira na capital da “moda country” em Mato Grosso do Sul.

Damasceno disse que com a ajuda de Fael que está levando o nome de Aral Moreira para todo o país e com o empenho da Administração Municipal o sonho deste “polo” pode ser concretizado num curto espaço de tempo.

O Centro de Formação, segundo informou o consultor José Vitorino Damasceno, tem como objetivo a qualificação de operadores de maquina industrial polivalente para suprir necessidade de mão-de-obra para as indústrias do vestuário que deverão instalar no município as suas unidades de produção.

Essas indústrias, segundo ele, virão de cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul devido às dificuldades de mão-de-obra nas suas bases, serão qualificadas num primeiro momento cem pessoas com garantia de contratação de 50% dos trabalhadores conforme o desenvolvimento de suas habilidades.

O Centro de Formação foi criado com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social, SINDVEST (Sindicato da Indústria do Vestuário e FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

A secretária Municipal de Assistência Social Sueli Valota comemorou mais esta conquista para população de Aral Moreira que terá mais opções no mercado de trabalho.

“Com o Centro de Formação e depois com a implantação da indústria do vestuário serão gerados centenas de empregos diretos e indiretos que possibilitarão a melhoria da qualidade de vida da população e mais dinheiro circulando no comercial local além de reduzir a pobreza no município”, afirmou Sueli.

Eloyr Lima de Carvalho Vilhalba, secretária municipal de Fazenda e Planejamento afirmou que a transformação de Aral Moreira em polo de confecção mostra o compromisso da atual administração em garantir a sustentabilidade do município aliado a produção de grãos.

Sueli Valota disse também que “através da geração de empregos nossa população melhora as condições de vida, pode sonhar com novos projetos ao mesmo tempo em que se distância de um passado onde o assistencialismo tinha mais valor que a geração de empregos.

ARAL-VEST

“Não basta dar o peixe, é necessário ensinar a pescar”. Este é o propósito do ARALVEST, disse o consultor José Vitorino que tem como objetivos: Propiciar a criação de empreendimentos de pequenos portes geradores de empregos e renda; Possibilitar a prática das vantagens que ele oferece bem como a preparação e desenvolvimento de famílias empreendedoras através de cursos de gestão de pequenos negócios familiares; e Contribuir para o desenvolvimento do trabalho familiar dos participantes.

O ARAL-VEST, segundo João Vitorino “está direcionado para um segmento que representa o “Calcanhar de Aquiles” das Administrações Municipais, e se propõe a minimizar os problemas sociais das concentrações urbanas, através da preparação e absorção de mão-de-obra, com a criação de Unidades de pequenos negócios na área da indústria do vestuário o que já representa uma segurança na sua realização, visto que deverá obter dos parceiros destas unidades apoio incondicional para o seu desenvolvimento.

 

Jornal Agora MS/JE

município, fronteira, MS-Paraguai, polo estadual, moda country, perspectiva

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens