Sábado 01/11/2025 22:04

População, via 181, ajuda PM a prender 67 pessoas no primeiro semestre

Estado - Segurança Pública - Participação Populacional

Foto: Edemir Rodrigues

O Disque-Denúncia, 181, órgão gerido pela Agência Central de Inteligência (ACI) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, para formar uma rede de combate ao tráfico de drogas e outros crimes que afligem a população, fechou o primeiro semestre com a prisão de 67 pessoas e apreensão de 767,42kg de maconha, 663g de cocaína e 225g de crack, 15 veículos e cinco armas de fogo calibre 38, resultantes de 726 denúncias.

“Esses números são bastante positivos especialmente por demonstrar o grau de confiança da comunidade na PM e serem, em sua maioria, frutos do fechamento de pontos de venda de entorpecente. Diariamente, recebemos informações de pessoas preocupadas em ajudar a polícia a reduzir a criminalidade e aumentar a segurança dos sul-mato-grossenses”, avaliou o comandante da ACI/PMMS tenente-coronel Luis Antônio Sá Braga.

O Disque-Denúncia foi criado em 2004 para combater o tráfico de drogas, mas ao longo dos anos se tornou fonte informativa de outros delitos como tráfico de armas, exploração sexual infantil, roubos, contrabando, homicídio e paradeiro de foragidos da justiça.

A ligação para o 181 é gratuita e não há qualquer tipo de monitoramento do número usado para efetuar a denúncia ou necessidade de identificação. A principal garantia é o anonimato. O objetivo é obter a informação sem colocar em risco a pessoa que a passou. O interesse está no fato e não no denunciante. Todas as informações são checadas e se forem de responsabilidade da PM, resolvida a situação no menor tempo possível. Se for de outro órgão, a denúncia é repassada para que as providências sejam tomadas rapidamente.

Ao longo dos anos, o Disque-Denúncia cresceu em importância e no número de ligações. A divulgação e a credibilidade dos serviços estão fazendo a população recorrer cada vez mais ao 181. Em quase oito anos de atuação, foram apreendidos: 17t de maconha, 223kg de cocaína e 71 armas de fogo. Os policiais ainda prenderam 221 pessoas.

“Essa rede de informações e combate à criminalidade é fundamental para garantirmos a segurança e a tranquilidade do cidadão e da cidadã de Mato Grosso do Sul. A localização geográfica de nosso Estado que faz fronteira com Paraguai e Bolívia e divida com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo estimula marginais a quererem usar nosso território como passagem de drogas. Com a ajuda de cada morador podemos e estamos mudando essa realidade. Mais uma vez temos mostras de que a gestão compartilhada de segurança, com a participação ativa da comunidade é a melhor maneira de se fazer segurança pública”, concluiu o comandante-geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Noticias MS / M.V

MS, Segurança Pública, Participação, População, Pessoas Presas, PM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens