Terça-Feira 02/09/2025 02:10

Lei que obriga divulgação do preço do leite divide opiniões

Estado - Alimentos - Divulgação do Preço do Leite

Foto: weizur.com.br

Reivindicação antiga dos produtores a Lei 12.669, de 19 de junho de 2012, que obriga as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios a informar antecipadamente preço pago pelo litro do leite, vem sendo questionada pelo setor que acredita que a mesma terá dificuldades em funcionar.

O Coordenador da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite em Mato Grosso do Sul, Ronan Salgueiro, explica que a lei vai permitir ao produtor negociar o valor e planejar os custos de produção, porém havendo mudanças no mercado poderá resultar em perdas para ambas as partes.

“Para antecipar o mercado, a indústria terá que planejar com cautela e com segurança financeira, isso sem considerar que muitas vezes a indústria produz e não comercializa de imediato. Caso o laticínio informe o valor baixo, o produtor aceite e haja uma mudança no mercado, aonde o laticínio poderia pagar mais, ele não vai fazê-lo. Em certos momentos, inclusive, poderá impedir que a indústria remunere melhor o litro de leite”, aponta Ronan ao resumir parte das considerações após colocar o assunto em pauta na reunião do grupo dia 25 de junho passado.

Há também, segundo ele, alguns questionamentos ainda sem resposta, como por exemplo: “em caso de descumprimento da lei aonde o produtor deve procurar para denunciar o laticínio? Como será feito essa denuncia? Como a laticínio vai avisar o produtor? Vão informar o preço exato ou valores médios?”.

Apesar da implantação do Conseleite/MS em novembro de 2009 – Conselho paritário formado pela indústria e produtores que avaliam e aprovam mensalmente preços de referência do leite, e que foi criado justamente para organizar a cadeia produtiva trazendo transparência a cadeia produtiva, sendo que o enfoque é o preço diferenciado – atualmente o grupo demanda por mais empresas para integrar este Conselho, desde a maior a menor, para haver uma representatividade real e assim poder precificar de forma mais confiável a matéria-prima.

“Hoje o mercado está desestabilizado devido a importação. A indústria não está conseguindo saber o preço que poderá pagar no mês seguinte, principalmente porque não esta conseguindo vender seus produtos”, esclarece o Coordenador da Câmara.

Porém, ainda segundo Ronan, há um ponto em que produtores e indústrias concordam: “o governo federal deveria se importar neste momento em barrar o excesso de importações de leite em pó e queijo, especialmente vindo da Argentina e do Uruguai, que tem colocado para dentro do país um volume de cerca de 4 milhões de toneladas”, aponta.

Leite Forte MS

Subprograma voltado para a valorização e fortalecimento da cadeia produtiva do leite sul-mato-grossense, o Leite Forte foi lançado no início de junho e sob a coordenação da Secretaria de Produção (Seprotur) une pela primeira vez produtores, indústrias, comércio, instituições de assistência técnica e pesquisa, prefeituras e instituições de crédito, otimizando a forma de atuação da cadeia produtiva.

 

Já na faze de elaboração do conteúdo técnico para a capacitação dos técnicos que farão a multiplicação junto aos público beneficiados nos 17 municípios atendidos, os profissionais e produtores que tiverem interesse em participar do projeto já podem se cadastrar através do hotsite do Subprograma.

Basta acessar www.seprotur.ms.gov.br/leiteforte e clicar em FORMULÁRIOS, e posteriormente no link da área interesse: Formulário "Pré-Cadastro do Produtor" ou Formulário "Pré-Cadastro do Profissional".

Câmara Setorial

Vinculada a Seprotur, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite tem a finalidade de sugerir medidas que devam ser adotadas para propiciar o crescimento e a melhoria das atividades da cadeia produtiva do leite.

O próximo encontro para debater assuntos pertinentes ao setor está programado para o dia 30 de julho (segunda-feira), à partir das 8 horas no Sebrae/MS. Outras informações pelo telefone (67) 3318-5023.

 

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

reivindicação antiga, produtores, Lei, obriga, empresas, beneficiamento, leite

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens