Governador realiza palestra para gerentes da Caixa Econômica Federal
Estado - Desenvolvimento - Planos Estratégicos
Imagem: noticias.ms.gov
O governador André Puccinelli realizou hoje (09), uma palestra com o tema “Perspectivas de Desenvolvimento de MS” durante o encerramento da reunião de gerentes da Caixa Econômica Federal (CEF).
A Superintendência da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul está comemorando os resultados obtidos no 1º semestre deste ano. Segundo a direção do órgão, as metas atingidas no Estado ficaram “muito” acima do alcançado em outras regiões brasileiras. Nesta sexta-feira (09), o superintendente regional da Caixa, Paulo Antunes de Siqueira, reuniu cerca de 100 gerentes gerais e de todas as agências de Mato Grosso do Sul para apresentar as perspectivas e o cenário do órgão no Estado e convidou o governador André Puccinelli para realizar uma palestra.
O foco da palestra do governador foi voltado para as oportunidades de negócios, crescimento industrial e econômico, os principais investimentos públicos e política de atração de novas indústrias. André destacou os planos estratégicos de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, que se baseiam na melhoria da infraestrutura logística e na ampliação da capacidade energética, além de formas diretas de atração de investimentos e do crescimento sustentável da produção em todos os setores econômicos. São nove projetos estratégicos para Mato Grosso do Sul, traçados pelo Governo do Estado em 2007.
“Os incentivos fiscais propiciam uma maior industrialização no Estado. Resultado desta política, no início deste mês (julho) autorizamos a instalação de uma fábrica de montagem de helicópteros em Campo Grande” lembrou o Governador.
Para garantir a integração ao Sistema Nacional da Energia criada pelas usinas e suprir as demandas agroindustriais do desenvolvimento, André explicou a ampliação do sistema elétrico com a construção de 1.291 quilômetros de linhas de transmissão em 230 kV. As linhas, segundo ele, vão garantir o fornecimento de energia elétrica com o barateamento da tarifa por meio de subsídios.
O governador destacou também as obras de pavimentação de rodovias que estão garantindo o escoamento da produção do Estado. “O governo do Estado também está investindo na modernização e homologação de aeroportos. Esses aeroportos são indutores de desenvolvimento regional e levarão progresso para Mato Grosso do Sul”, comentou.
Puccinelli informou ainda aos gerentes sobre o Zoneamento Ecológico- Econômico (ZEE), que é uma lei que disciplina o uso dos recursos naturais do Estado. “O Estado cresce com desenvolvimento sustentável, sem risco ao meio ambiente. O Zoneamento levou dois anos para ser construído e reuniu 92 entidades, entre universidades, ambientalistas, ruralistas e pesquisadores. O ZEE induziu arcos de desenvolvimento. Com estes estudos, sabemos onde pode e não pode ser instalada determinada indústria”, enfatizou.
“Com o apoio do governo do Estado, o setor sucroenergético também está em pleno desenvolvimento e mudando a realidade da economia. Em Mato Grosso do Sul, estão em operação 24 usinas, quatro estão em fase de instalação e 12 projetos de incentivos fiscais já aprovados” pontuou André.
Para ampliar ainda mais a logística de transportes André explicou que Mato Grosso do Sul receberá duas novas ferrovias: a Ferroeste – ligando Maracaju ao Porto de Paranaguá – e a Norte-Sul, ligando Porto Murtinho a Panorama (SP). O Terminal Intermodal de Cargas, localizado em Campo Grande, irá integrar as logísticas rodoviárias, ferroviárias e aeroportuárias, já que o Aeroporto Internacional da Capital terá, até 2015, capacidade de transporte de cargas industriais. “Campo Grande está no epicentro das Américas, estrategicamente localizado entre os portos de São Paulo e do Paraná e do Norte do Chile” afirmou o governador.
Incentivos fiscais
Outro ponto positivo destacado por Puccinelli foi a questão dos incentivos fiscais com benefícios para empresas, facilitando também a aquisição de máquinas e equipamentos. Além disso, o Estado oferece linhas de crédito tradicionais do BNDES, os recursos de do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) com taxas de juros atrativas.
André destacou a diversificação da economia com a chegada de indústrias como a fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas, e ainda as de setores de papel e celulose. “A economia do Estado antes era formada pela pecuária. Depois veio a agricultura, principalmente a soja, e hoje temos várias indústrias vindo para o Estado, como a primeira fábrica de produção de aços longos. Para indústrias que não tenham atividade no Estado, o Governo dá até 90% de isenção de ICMS”, enfatizou.
A diversificação da economia, conforme expôs André Puccinelli, também inclui o turismo. Ele apresentou aos gerentes o projeto do Aquário do Pantanal, que está sendo construído em Campo Grande.
Investimentos da Caixa
Diante do sucesso das ações, a Superintendência Regional já possui planos de expansão de agências no interior do Estado e melhorias já para o 2º semestre de 2012.
Siqueira considerou importante a participação do governador André Puccinelli para evidenciar a equipe da Caixa a política de desenvolvimento aplicada atualmente e que tem levado Mato Grosso do Sul a se sobressair perante outras regiões. O Superintendente informou que serão criadas 34 novas agências no Estado, das quais sete somente em Campo Grande. Atualmente, são 37 agências em Mato Grosso do Sul.
André destacou a parceria com a Caixa no setor de habitação. “Com a parceria de vocês (CEF), a quem eu agradeço, com os diferentes programas de habitação, Mato Grosso do Sul já recebeu 56 mil novas moradias nestes últimos seis anos, além de proporcionar moradia digna às famílias sul-mato-grossenses, a construção de casas gera emprego” finalizou Puccinelli.
noticias.ms.gov/KF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
| Moeda | Taxa R$ |
|---|---|
| Dólar | 5,376 |
| Euro | 6,236 |
| Franco suíço | 6,677 |
| Yuan | 0,755 |
| Iene | 0,035 |
| Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito












