Terça-Feira 02/09/2025 05:29

A estiagem no Sul do Brasil e o sistema Aquífero Guarani

Estado - Geral - Água no Brasil

Foto: santamariatem.com.br

Este ano de 2012 se iniciou com a falta de água causando estragos na Região Sul. Mais de 500 municípios, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná, tiveram que enfrentar situação de emergência e cerca de três milhões de pessoas foram afetadas, diretamente, pela falta de chuva desde o ano passado, comprometendo a produção agrícola e o abastecimento nos três Estados, com quebra na produção de feijão, milho, soja, arroz e leite.

Só no Rio Grande do Sul já se contabilizaram perdas de mais de R$ 2,2 bilhões devido à estiagem dos últimos meses.

Mas, ao contrário do que tenta pregar os governos estaduais e federal, NÃO FALTA ÁGUA NO SUL DO PAÍS! Pelo contrário, ela é uma das regiões do mundo onde existe mais água, pois está localizada sobre o Sistema Aquífero Guarani.

Este Sistema é formado, principalmente, pelas areias endurecidas (chamadas de arenitos) de dois antigos desertos que existiam nessa região da América do Sul, há mais de 170 milhões de anos atrás (portanto, bem antes da revolução industrial, da invenção da motosserra e do desenvolvimento da agricultura!), parcialmente sobrepostos, formados por dunas de areia semelhantes as que vemos hoje no deserto do Saara.

Esse Sistema abrange parte dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, além de parte do Uruguai, Argentina e Paraguai, ocupando uma área total de 1.185.500 Km2, com espessura máxima de 800 metros nas regiões mais profundas e volume de água estocado na ordem de 37 mil km3, segundo alguns estudiosos, suficiente para abastecer de água a população brasileira durante 2.500 anos, já que existe a recarga natural de 160 km3, realizada pela infiltração da água na borda leste da Bacia do Paraná, onde o arenito é visível e tem uma espessura média de 200 metros!

As reservas explotáveis do sistema correspondem parte da recarga natural (média plurianual) e representa o potencial renovável de água que circula no Aquífero que pode ser usado sem que se corra o risco de vê-lo secar ou diminuir de nível. Estima-se esse valor de uso em 40 km3 por ano.

Quanto à qualidade, as águas possuem potabilidade bastante adequada e valores variáveis de salinidade em quase toda a sua extensão.

São classificadas como bicarbonatadas sódicas e cálcio-magnesianas próximo das áreas de recarga e bicarbonatadas sódicas a cloro-sulfatadas sódicas nas porções mais interiores do sistema, com a ocorrência de valores atípicos (tóxicos) de fluoreto em alguns pontos dos Estados de São Paulo e Paraná.

A temperatura da água também varia, com o aumento da temperatura em direção à região mais profunda, chegando a 50oC e 65oC.

O curioso é que essa reserva de água fica quase toda protegida da contaminação da superfície por uma dura camada de lava vulcânica que foi derramada na sua parte superior lá pelos tempos em que esta parte do continente estava rachando para se separar da África. Essa lava virou uma pedra escura chamada basalto, muito comum na região sul e sudeste.

Desenvolvimento

Um importante salto social e econômico poderia ser alcançado com o uso dessas águas, principalmente pelo fato de estas poderem ser consumidas, em geral, sem necessidade de serem previamente tratadas, tendo em vista os mecanismos naturais de filtração e que ocorrem no subsolo.

Mas, graças ao imobilismo dos nossos governantes e à ideia que a população atual deve passar sede hoje para que a geração que virá daqui a 2.600 anos possa beber água, os aspectos relativos ao desenvolvimento e ao uso das funções do aquífero são ainda insignificantes, mantendo populações na MISÉRIA.

Dentre estes recursos, destacam-se o seu uso na pecuária, na agricultura, com a irrigação das áreas em desertificação, e das águas aquecidas em balneários e fazendas turísticas.

E nos Estados Unidos?

Mas, e nos Estados Unidos? Lá 20% de toda a água usada pela população são de origem subterrânea e um dos mais importantes aquíferos do país é o High Plains/Ogallala, que cobre 450 mil km2 dos estados de Nebraska, Colorado, Kansas, Dakota do Sul, Wyoming e Novo Mexico e, também as regiões do Pandhandle de Oklahoma e Texas e é responsável, sozinho, por aproximadamente 30% da água subterrânea usada na irrigação dos Estados Unidos, iniciada em 1800, quando os pioneiros perfuraram os primeiros poços nesse aquífero, e é feita hoje através de 170 mil poços.

A irrigação com a água do aquífero High Plains/Ogallala é hoje responsável, em grande parte, pela RIQUEZA e alta produtividade das fazendas e granjas daquela região dos Estados Unidos, que inclui uma percentagem bem significativa da produção nacional de milho, sorgo, algodão e trigo, e metade do gado de corte do país!

Atualmente, 18 milhões de acres são irrigados com a água bombeada do aquífero, já que o rendimento das terras irrigadas é o triplo do rendimento das terras sem irrigação. Parece que por lá a indústria da seca não prosperou!

Ou não precisamos de água ou os governantes querem manter o país na miséria e os brasileiros no cabresto das cestas básicas, carros-pipas e dos empréstimos bancários.

De que adianta termos as maiores jazidas de minerais caros do mundo se não podemos explorá-las? Para a maioria absoluta dos moradores do sul do país tanto faz que o Sistema Aquífero Guarani seja formado por água, por lama ou por pedra, já que permanece intocado e esperando que apareça algum governante de boa vontade.

 

Francisco Vieira/CorreaNeto/JE

falta de água, estragos, municípios, situação emergência, pessoas, falta de chuva

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens